SOBRE     |     FALE CONOSCO

GERAL

Baleia em decomposição encalha na Praia de Gargaú, em SFI

POSTADO EM 02/08/2018 11:22:00 POR: VNOTÍCIA
Mamífero adulto é da espécie Jubarte (Foto: Paulo Noel / VNOTÍCIA)
Mamífero adulto é da espécie Jubarte (Foto: Paulo Noel / VNOTÍCIA)

 

Uma baleia adulta em decomposição encalhou na Praia de Gargaú na tarde desta quarta-feira (1º), num local distante da área de banho, próximo à Barra de Gargaú. O ponto do encalhe fica do outro lado do Rio Paraíba, na faixa de areia da praia, em um ponto que não é frequentado por turistas.

 

Por volta das 11 horas da manhã desta quarta-feira, pescadores localizaram o mamífero, da espécie Jubarte, já em decomposição no mar, a oito milhas da costa. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi avisada. Com a movimentação das marés, a carcaça da baleia chegou até Gargaú por volta das 16 horas.

 

Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana, como a baleia já está em decomposição, parte da carcaça se desprendeu e voltou para o mar. Uma pequena parte da baleia encalhou.

 

“Como é uma área mais isolada, o animal deverá se decompor lá, a não ser que a maré traga a carcaça para mais perto da área frequentada por banhistas. Aí faremos um buraco para enterrar. Quem manifestou interesse em recolher pedaços de tecido da baleia para estudos foi uma equipe da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf)”, disse Ilzomar Soares

 

Ilzomar, que é biólogo marinho, disse que há três alternativas possíveis para a causa da morte do mamífero: perda de senso de orientação, morte natural (advindo de doença, bactéria, etc.)  ou acidente com algum navio.

 

 

Leia mais em GERAL