SOBRE     |     FALE CONOSCO

POLÍTICA

Contas de Pedrinho Cherene são reprovadas pela Câmara Municipal de SFI

Ex-prefeito ficará inelegível por oito anos.

POSTADO EM 27/12/2018 11:43:00 POR: VNOTÍCIA

 

O VNOTÍCIA acompanhou passo a passo o julgamento que resultou na reprovação das contas de 2016 da administração do ex-prefeito Pedrinho Cherene. O quórum qualificado foi atingido na sessão extraordinária na manhã desta quinta-feira, 27, na Câmara de São Francisco de Itabapoana. Estiveram presentes 12 vereadores. A única ausência foi do vereador Alexandre Barrão.

  

A equipe de defesa de Pedrinho esteve presente para fazer a sustentação oral, mas foi embora antes de iniciar a sessão, não aguardando o início do julgamento. A sessão, marcada para as 10 horas da manhã, teve atraso de cerca de 1h20min.


As contas foram reprovadas por 10 votos a 2. Votaram para reprovar as contas de Pedrinho: Maxsuel Cocoia, Luciano Coutinho, Leandro Babão, Raliston Souza, Marquinho de Santo Amaro, Pintinho, Jarédio Azevedo, Eleno, Bebeto Ramos e Caboclo. Votaram pela aprovação das contas do ex-prefeito: Renato de Buena e Zé Cherene.


Agora Pedrinho se tornará inelegível por oito anos, não podendo se candidatar a cargo eletivo nesse período, ou seja, está fora da disputa da eleição de prefeito em 2020.

  

Parecer do TCE-RJ

 

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara acompanhou o parecer do TCE e também recomendou a reprovação das contas de Pedrinho Cherene.


Na sessão do dia 10 de abril deste ano, o TCE emitiu parecer prévio contrário à aprovação das contas de 2016 de Cherene, cujo processo foi relatado pelo conselheiro substituto Marcelo Verdini Maia.

 

As irregularidades constatadas pelo TCE são as seguintes: déficit financeiro de R$ 3.072.430,11; saída de recursos da conta do Fundeb sem a devida comprovação; e assunção de obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro do mandato, ou que tenha parcelas a serem pagas sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para sua cobertura. O conselheiro substituto ainda enumerou 11 impropriedades, 14 determinações e duas recomendações.

 

Passo a passo da votação na Câmara:

 

11h20 – Foi aberta a sessão com o quórum de 12 vereadores;

11h30 – Começa a ser lido o parecer da Comissão de Finanças e Orçamento. Está com a palavra o relator da Comissão, vereador Maxsuel Cocoia;

11h47 - Pintinho pede ao advogado de defesa de Pedrinho para fazer a manifestação oral por 30 minutos, mas o advogado não está mais na Câmara Municipal;

11h48 - Não houve a sustentação oral;

11h49 - Vereador Cocoia segue lendo, agora a conclusão do parecer. O parecer até o momento indica que acompanhará o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) pela rejeição das contas.

12h06 - Relatório da Comissão de Finanças e Orçamento acompanha o parecer do TCE-RJ e pede a rejeição das contas de Pedrinho Cherene.

12h20 - Contas de Pedrinho Cherene são reprovadas pela Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana por 10 votos a 2. 

  

 

 

http://vnoticia.com.br/noticia/3345-comeca-o-julgamento-das-contas-do-ex-prefeito-pedrinho-cherene-na-camara-de-sfi

 

 

Leia mais em POLÍTICA