SOBRE     |     FALE CONOSCO

GERAL

Secretário de Saúde fala à São Francisco FM sobre casos notificados como suspeitos de COVID-19

POSTADO EM 23/03/2020 19:09:00 POR: VNOTÍCIA

 

Em entrevista à Rádio São Francisco FM, na manhã desta segunda-feira, 23, o secretário municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana, Sebastião Campista, explicou os detalhes do caso notificado com suspeito de Coronavírus em um idoso de 83 anos que veio a óbito após dar entrada no Hospital Municipal Manoel Carola na noite deste domingo, 22. Segundo o secretário, o caso foi notificado seguindo o protocolo do Ministério da Saúde.

 

“A decisão da notificação não é uma decisão subjetiva da prefeita ou do secretário. A decisão apenas segue um protocolo definido pelo Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. Se um paciente apresenta sintomas sugestivos de gripe, a recomendação é que se abra a notificação como uma medida de proteção e prevenção. O caso que evoluiu para óbito, é importante frisar que em momento algum a secretaria afirmou que a causa da morte foi coronavírus. Até porque não se tem elementos para isso, sendo preciso aguardar o resultado do exame. Trata-se de um paciente com uma doença pulmonar crônica pré-existente, o que de modo particular é uma informação que diminui as possibilidades do coronavírus, mas apresentava um quadro de febre há sete dias, e o protocolo nesse caso é a notificação (de caso suspeito) e envio (do material para exame). A secretaria vai entender toda e qualquer crítica nesse momento, mas a secretaria, por ordem da prefeita, optou por pecar por excesso do que pela omissão”, disse o secretário na entrevista.

 

Sebastião ainda destacou que a partir de hoje, 23, a Secretaria Municipal de Saúde conta com dois telefones para realização do monitoramento dos pacientes suspeitos de Coronavírus - COVID-19.

 

Os moradores que tiverem algum sintoma e dúvidas sobre a doença devem ligar para o Centro de Monitoramento para Combate ao novo Coronavírus - COVID-19 em SFI. Atendimento de segunda à sexta, de 08h às 17h, pelo telefone (22) 99827-3324. Também há outro telefone na triagem do Hospital Manoel Carola com atendimento todos os dias, 24 horas, pelo número: (22) 99998-7612.

 

Vacinação de idosos contra a gripe será agendada

 

Durante a entrevista, o secretário falou sobre vacinação contra a gripe, além de reforçar para que as pessoas fiquem em casa. Sobre a vacinação, a recomendação é que o idoso agende a ida ao posto de saúde mais próximo de sua casa pelo telefone (22) 9.9827-3324. As pessoas com problemas de locomoção podem agendar a ida da equipe de vacinação até a casa do idoso.

 

Confira aqui a íntegra da entrevista

 

Leia mais em GERAL