SOBRE     |     FALE CONOSCO

GERAL

Padre Lucas anuncia ano sabático e deixa a Paróquia São Francisco de Paula após 10 anos

Padre Luciano Gomes foi empossado como novo administrador paroquial nesta segunda-feira, 18

POSTADO EM 18/01/2021 14:45:00 POR: VNOTÍCIA
Bispo Dom Roberto Ferreria empossou o novo pároco, padre Luciano (Foto: Wagner Fraga)
Bispo Dom Roberto Ferreria empossou o novo pároco, padre Luciano (Foto: Wagner Fraga)

Após 10 anos à frente da Paróquia São Francisco de Paula, o Padre Lucas Mendes anunciou na missa deste domingo, 17, que está deixando a Paróquia para viver um ano sabático em 2021. O até então vigário paroquial, Padre Luciano Mendes, assumiu como novo administrador paroquial. 


O novo pároco foi empossado pelo Bispo Diocesano Dom Roberto Francisco Ferreria Paz, que celebrou a missa solene na manhã desta segunda-feira, 18, pelos 26 anos de emancipação político-administrativa.


"Após 10 anos de sacerdócio, a Igreja concede, caso os padres queiram, o ano sabático, que é um ano de descanso. E eu estou precisando deste ano para cuidar da saúde, da vida emocional, da vida espiritual e de minha família", explicou o Padre Lucas neste domingo. 


O sacerdote revelou que irá passar o início do ano sabático em Campos e em seguida seguirá para a Paraíba, seu estado natal, onde residem seus familiares.


"Depois do ano sabático, volto pra cá? Não sei. Também não sei se volto pra Campos. O amanhã a Deus pertence", concluiu Padre Lucas.


"Agradeço ao Padre Lucas pelo trabalho aqui (na Paróquia São Francisco de Paula) e ao sucessor Padre Luciano Gomes. A posse de um novo timoneiro numa paróquia sempre é um grande motivo para perguntar-nos que tipo de sacerdote queremos, que tipo de paróquia queremos ser e para onde vamos", questionou o Bispo Diocesano.


Citando Hebreus, Dom Roberto lembrou que sacerdócio não é uma honra, não é tributo e não é algo reservado a uma linhagem. "Com Cristo, no Novo Testamento, temos um novo tipo de sacerdote. Ele é tirado do povo, isto é, é de uma família humana. E quanto mais humano seja um sacerdote melhor será seu desempenho", refletiu Dom Roberto.

 

Em seu discurso de posse, o padre Luciano Gomes, deixou uma mensagem ao seu colega de sacerdócio. 


"Ao meu querido irmão no sacerdócio Padre Lucas, vossa reverendíssima saireis para um merecido descanso, perante todo um tempo de trabalho missionário realizado entre nós. Eis a nossa forma de dizer muito obrigado. Não estamos nos despedindo; estamos agradecendo. Um ano para Deus é como ontem, passará muito rápido. Estaremos como diocese aguardando o senhor, pois o nosso presbitério diocesano e todo povo de Deus, a qual o senhor se consagrou, precisam do senhor. Volte logo, porém descanse, porque o operário é digno da sua recompensa", falou padre Luciano.


Como novo administrador paroquial, o pároco disse que assume na condição de servo e se comprometeu perante o senhor Bispo a dar continuidade às linhas pastorais prioritárias do Bispado de Dom Roberto: a unidade diocesana; o diálogo ecumênico e religioso; o diálogo pacífico com as autoridades governamentais do poder, da ordem e da segurança pública; além da criação de novas comunidades paroquias no município de São Francisco de Itabapoana.


Esta última prioridade, da criação de novas paróquias, segundo o padre Luciano, não avançou devido à pandemia. Mas na visão dele, um município de 42 mil habitantes precisa de mais comunidades católicas fortalecidas. 


Com um extenso território, São Francisco de Itabapoana conta com apenas duas paróquias: a Paróquia São Francisco de Paula, na sede do município, que compreende as comunidades mais ao Sul do território sanfranciscano, e  a Paróquia São Sebastião e Imaculada Conceição, sediada em Barra do Itabapoana, que compreende as comunidades ao Norte do município.


Padre Lucas ainda permanecerá no município até o dia 31 de janeiro, ocasião em que acontecerá uma missa de despedida. Padre Luciano receberá na Paróquia o diácono Gustavo, que o auxiliará. Em março, ocasião em que será ordenado padre, o diácono assumirá como vigário paroquial.

 

Leia mais em GERAL