ESRJ Fale Conosco Anuncie Sexta-feira, 29 de março de 2024
Notícias / RJ / Campos dos Goytacazes

Cidades

Vacinação é ampliada para todas as lactantes em Campos dos Goytacazes

10/07/2021 às 09h24 | Atualizado: 10/07/2021 às 09h25

A idade do filho não é mais um requisito para vacinação

 

A partir da próxima segunda-feira (12), a Secretaria Municipal de Saúde de Campos dos Goytacazes vai vacinar contra a Covid-19 todas as lactantes com idade acima de 18 anos. A idade do filho não é mais um requisito para vacinação. Para receber a vacina, as mães que estão amamentando precisam apresentar um encaminhamento do profissional de saúde que as acompanham ou do pediatra do filho. A vacinação, que será através de distribuição de senha e das 9h às 15h, também abrange as gestantes e puérperas.

 

As lactantes que forem tomar a vacina, além do encaminhamento do profissional de saúde, devem apresentar ainda documento com foto, CPF, certidão do filho e comprovante de residência. A vacina para esse grupo estará disponível em 24 postos e terão prioridade na fila.

 

Já as gestantes e puérperas devem levar a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência cartão pré-natal e, no caso das puérperas a certidão de nascimento do filho.

 

A Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (SUBPAV) esclarece que gestantes e puérperas sem comorbidades não precisam apresentar laudo ou encaminhamento do médico obstetra, conforme nova orientação técnica. Em caso de dúvida sobre riscos e benefícios, as gestantes e puérperas poderão consultar o profissional com quem faz o acompanhamento de rotina.

 

Também continua sendo aplicada a 1ª dose para as gestantes e puérperas com comorbidades, com idade acima de 18 anos. A aplicação da vacina será mediante apresentação de um laudo do médico com quem faz o acompanhamento de rotina, a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e o cartão pré-natal.

 

SEGUNDA DOSE — As gestantes e puérperas imunizadas com Coronavac que já estão no prazo para receber o reforço do imunizante também já podem se dirigir a um dos postos de vacinação. Para receber 2ª dose da vacina, esse grupo deve apresentar a carteira de identidade, CPF, cartão pré-natal e o comprovante da 1ª dose.

 

ORIENTAÇÃO — A nota técnica do Ministério da Saúde orienta que a gestante que tomou a 1ª dose da AstraZeneca deve dar à luz, esperar passar os 45 dias de puerpério para tomar a 2ª dose do mesmo imunizante. Já as puérperas devem observar o intervalo de 4 a 12 semanas e também tomar a segunda dose da vacina.

 

LOCAIS DE VACINAÇÃO PARA GESTANTES E PUÉRPERAS COM E SEM COMORBIDADES:

Secretaria Municipal de Saúde

 

POSTOS DE VACINAÇÃO PARA LACTANTES:

Drive-thru Uenf

Drive-thru Instituto Federal Fluminense (IFF/Centro)

Drive-thru Guarus Plaza Shopping

Instituto Federal Fluminense (IFF/Guaurs)

Automóvel Clube

Vila Olímpica do Jardim Carioca

Paróquia São Gonçalo em Goitacazes

Paróquia Nossa Fátima no bairro IPS

Paróquia Santa Helena no Jockey Club

Atacadão (BR -101/ Guarus)

Creche Esplanada

Fundação Municipal de Esportes

Escola Municipal Pequeno Frederico (Ururaí)

Clube da Terceira Idade

ESF Lagamar (Farol)

ESF Morangaba

UBS Conselheiro Josino

UBSF Ponta da Lama

UBS Santa Maria

UPH de Travessão

UPH Morro do Coco

UBSF Santa Cruz

UBSF Aldeia

UBSF Lagoa de Cima

 

Últimas

+
BUSCAR POR DATA
DESENVOLVIDO POR JEAN MORAES