As entidades representantes da sociedade civil em São João da Barra (RJ) – Educandário Santa Cecília, Instituto Laço de Amor, Paróquia São João Batista, Associarthis e A Jovens – foram eleitas para compor o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente no biênio 2016/2017.
A eleição aconteceu na manhã desta terça-feira, durante o V Fórum dos Diretos da Criança e do Adolescente de SJB, no Cine Teatro São João. Na oportunidade, a mestre em política social pela UFF e especialista em Saúde Mental pelo IPUB/UFRJ, Fernanda Monteiro, fez uma explanação sobre o tema Saúde da criança e violência: Uma problemática intersetorial.
“Temos que debater questões de saúde no conceito ampliado que abarca os aspectos biopsicossociais e que apresentam relações com as condições de vida, trabalho e educação para, a partir daí, discutir a violência doméstica contra criança e adolescente que traz consequências para saúde destas e precisa ser enfrentada através da articulação dos setores de Saúde, Assistência Social, Educação, Trabalho e Renda, Justiça, entre outros”, disse Fernanda.
Participaram do Fórum a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Swany Pessanha, a secretária de Educação e Cultura, Leide Cristina Soares, a subsecretária de Saúde Elizabeth Senra, a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cintia Azeredo Lobo, representantes de instituições não governamentais Letícia Machado, Prisca Almeida Cardozo, Ana Mélia Ernesto Nogueira, Michael Gomes da Conceição e pessoas da comunidade. (Secom )