O Conselho Comunitário de Segurança Pública de São Francisco de Itabapoana realizou mais uma reunião itinerante, na manhã desta terça-feira, 23-02. O encontro, que acontece uma vez ao mês, foi realizado na Praia do Sossego, no salão paroquial da Igreja Católica. Dentre os assuntos discutidos, um chamou a atenção, a necessidade de reativação do posto policial na divisa com o Espírito Santo.
Como de praxe, participaram, além da diretoria, autoridades da Polícia Militar e Polícia Civil, além de representantes do BPRV, Polícia Ambiental, Emtransfi e Guarda Civil Municipal, secretários de governo, vereadores, presidentes de associações e a população local.
O novo comandante do 8º BPM, tenente-coronel Marco Aurélio Pires Louzada, participou do encontro. Ele ouviu atentamente as reivindicações dos presentes e prometeu se empenhar para atender as demandas.
Dentre os assuntos abordados estão: falta de viatura no DPO de Gargaú, a necessidade da reativação do Posto Policial da divisa com o Espírito Santo, arrombamentos de propriedades rurais com furto de gado e a prática do som automotivo, que ainda persiste, apesar do empenho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente juntamente com a Polícia Militar.
Também foi apresentado pelo empresário José Geraldo Souza, o Zé “QCKé”, uma crítica ao horário de término dos shows. Na opinião dele, ficar com um som ligado até às 4 horas da manhã só afugenta os turistas que querem tranquilidade na madrugada.
O empenho da PM e do BPRV na fiscalização de motociclistas e motoristas baderneiros e infratores, além do bom trabalho da Polícia Civil na elucidação dos crimes foi motivo de comentários positivos feitos por vários oradores.
Na reunião também houve um reconhecimento do bom trabalho das polícias no verão, tendo em vista que os índices de criminalidade caíram consideravelmente na alta temporada. Entretanto, o vereador Alexandre Barrão lembrou sobre a importância de continuar os trabalhos nas praias, já que é após o verão que aumentam os crimes de arrombamento e furto a residências de veraneio.
Como forma de deixar a população bem informada dos trabalhos da Polícia Civil, a delegada titular da 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana, Ivana Morgado, apresentou o resultado de três casos recentes, e que repercutiram no município.
Crime em Quatro Bocas - “Sobre o crime de um idoso em Quatro Bocas, (ocorrido em 13 de dezembro) o caso para nós está esclarecido. Trabalhamos com a hipótese de latrocínio, roubo seguido de morte. O idoso estava com uma quantia em dinheiro, que foi subtraída antes do assassinato. Os autores já foram identificados. Trata-se de um menor, que foi apreendido, e um jovem maior de idade que está preso”, conta a delegada.
Granada em Gargaú – “Sobre a localização de uma granada em Gargaú, na madrugada do dia 04 de janeiro, já identificamos o proprietário do artefato. Segundo as investigações, o mesmo também vinha traficando drogas naquela comunidade”, revelou.
Roubo no Centro – “Com relação a um roubo ocorrido recentemente, nas imediações da escola modelo, o autor foi identificado e preso. Representamos contra ele pedindo sua prisão, e a Justiça acatou o pedido, ou seja, o caso está esclarecido para a Polícia Civil”, concluiu a delegada.
Policiamento na divisa - Segundo o secretário geral do Conselho de Segurança, Romário Teixeira, após essa reunião, o conselho irá levar a necessidade de reativação do posto policial na divisa à Secretaria Estadual de Segurança Pública. “A Secretaria já nos pediu um mapeamento da área da divisa com fotos aéreas. Estarei providenciando essas fotos e vamos pessoalmente ao secretário José Mariano Beltrame”, disse Romário.
Durante a reunião, o Conselho anunciou que a partir de agora criou uma homenagem, um diploma de reconhecimento pelos serviços prestados à Segurança Pública. Policiais militares, civis, agentes de trânsito e guardas municipais poderão ter o reconhecimento do Conselho. Na oportunidade, foram homenageados os sargentos Couto e Laurindo do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual (BPRV).
“Apreciei uma abordagem feita por esses policiais, numa ação educativa com panfletagem e boas-vindas aos turistas durante o verão. De repente surge um caminhão transportando capim. No alto dessa carga estavam vários trabalhadores, sendo transportados sem nenhuma segurança, correndo risco de morte. Naquele momento, o policial, fazendo um trabalho educativo, orientou o motorista a não fazer mais isso e pediu para os trabalhadores descerem da carroceria. A abordagem foi tão perfeita, que no final o motorista agradeceu aos policiais pela orientação. Esse gesto chamou a atenção do Conselho. Em primeiro lugar está a vida”, reconhece Romário.
A próxima reunião acontecerá no dia 10 de março, às 10 horas, na comunidade de Travessão de Barra. O V Notícia prepara ainda uma reportagem em vídeo sobre a reunião do Conselho, ocorrida na manhã desta terça-feira, em Sossego.