Após uma semana de greve, os professores da rede estadual de ensino se mobilizam para a realização de uma passeata no Centro de São Francisco de Itabapoana, na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nesta quinta-feira (10), às 9 horas da manhã.
Segundo Mayra Henriques Cruz, professora do Colégio Ana Nunes Viana, em Barra do Itabapoana, e representante do movimento de greve em SFI, o objetivo da manifestação é mobilizar o máximo de professores e explicar à população os motivos da greve, deflagrada por tempo indeterminado desde quarta-feira, 02 de março.
O passeata terá início no trevo de acesso às praias. Os profissionais da educação caminharão até a Praça São Francisco de Paula, no Centro. Na chegada haverá um ato, em que os professores irão explicar todos os detalhes sobre a greve aos presentes.
Ainda segundo Mayra, o movimento de greve teve uma boa notícia, que foi a retirada de pauta na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro do projeto de lei que aumentava de 11% para 14% a contribuição dos trabalhadores ao Rioprevidência. Esse é um dos itens das reivindicações dos professores.
Reinvindicações
Segundo o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (Sepe), a greve tem como objetivos principais os seguintes pontos: reajuste salarial; contra as propostas de mudança no sistema previdenciário dos servidores estaduais; retorno do calendário anterior de pagamentos; fim do parcelamento de salários; pagamento integral do décimo terceiro salário (que foi parcelado em cinco vezes); e melhoras nas escolas, principalmente naquelas que estão precisando de reformas, entre outras reivindicações.
Ainda de acordo com o Sepe, em 2015, mesmo com o avanço da inflação, os professores e funcionários das escolas estaduais não tiveram qualquer tipo de reajuste salarial. Nesta sexta-feira (11), o Sepe realiza nova assembleia geral para definir os rumos da greve.
Adesão em São Francisco de Itabapoana
Em entrevista ao Jornal São Francisco é Notícia da Rádio São Francisco, nesta quarta-feira (09), Mayra apresentou a porcentagem de adesão dos professores por escola, em São Francisco de Itabapoana. Confira:
C.E. Ana Nunes Viana (Barra do Itabapoana): 99%;
C.E. Agostinho Chryzanto de Araújo (Santa Clara): 99%;
C.E. Pedro Cerqueira (Imburi): 80%;
C.E. Domires Machado (Travessão de Barra): 75%;
C.E. Ercília Muylaerte de Menezes (Gargaú): 70%;
C.E. Joaquim Gomes Crespo (Praça João Pessoa): 55%;
CIEP 470 (Centro): 30%;
C.E. São Francisco de Paula (Centro): 10%.