ESRJ Fale Conosco Anuncie Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

GERAL

Polícia promete intensificar ações após onda de assaltos em SFI

Assunto foi debatido em reunião do Conselho de Segurança nesta quinta-feira em Travessão de Barra

10/03/2016 às 19h05 | By: VNOTÍCIA

O Conselho de Segurança de São Francisco de Itabapoana realizou a primeira reunião após a onda de assaltos, roubos, furtos e arrombamentos no município. Os crimes se intensificaram nos últimos 15 dias e desencadearam preocupação e medo na sociedade sanfranciscana.

 

O encontro, que aconteceu na localidade de Travessão de Barra, contou com a presença do comandante do 8º BPM, tenente-coronel Marco Aurélio Pires Louzada. Durante a reunião foi abordada a necessidade de policiamento mais ostensivo, para inibir as ações criminas no município.

 

Em resposta ao Conselho de Segurança, tenente-coronel Louzada disse que vai intensificar o patrulhamento, diminuindo o tempo de descanso noturno dos policiais e mantendo as viaturas nos Destacamentos de Policiamento Ostensivos (DPOs). Em caso de extrema necessidade, para dar apoio a operações em Campos dos Goytacazes, o comando assegurou que apenas uma viatura sairá do município.

 

Como de praxe, participaram, além da diretoria do Conselho, autoridades da Polícia Militar e Polícia Civil, além de representantes do BPRV, Emtransfi e Guarda Civil Municipal, secretários de governo, vereadores, presidentes de associações e a população.

 

Furto de gado

 

Tenente-coronel Louzada disse ainda, que a repressão ao furto de bovinos em propriedades do município de São Francisco de Itabapoana terá um reforço do 8º Batalhão de Policia Militar, que utilizará uma patrulha rural especifica no combate a este tipo de crime na zona agrícola do município.

 

Uma comissão, formada por produtores rurais, foi à reunião levar às autoridades a preocupação dos fazendeiros com relação aos constantes furtos de gado na região.

 

O advogado e pecuarista Marcelo Crespo Gomes disse que os produtores estão sofrendo com a ação destes ladrões que já causaram prejuízos de R$50 mil reais aos fazendeiros em um período de três meses.

 

“A princípio estamos confiantes que esta patrulha rural dará certo porque irá inibir este tipo de furto em nossas propriedades”, diz.

 

Segundo Marcelo, os ladrões têm praticado furtos principalmente em propriedades de Pingo D’água, Mico de Santa Luzia, Bom Jardim Grande e Praça Imaculada.

 

“O abate dos animais é feito na própria fazenda. Nem as vacas leiteiras escapam. Após o abate eles levam parte da carne e deixa o restante no pasto”, disse.

 

O advogado e pecuarista Jandir Henrique disse que também foi vítima dos ladrões.

 

“Além dos bovinos, eles estão furtando também peças de tratores, peças de motores de automóveis, baterias, pneus e por aí vai. Os lesados infelizmente não estão registrando o Boletim de Ocorrência conforme foi dito aqui na reunião. Mas é importante que o BO seja registrado para que a polícia tome conhecimento”, disse.

 

Segundo Jandir, a patrulha rural vai ajudar, principalmente na abordagem, à noite, de caminhões ou reboques transportando gado, já que não é fácil a polícia dar o flagrante nos bandidos.

 

Mais do acervo

+
BUSCAR POR DATA
DESENVOLVIDO POR JEAN MORAES