O comércio de Guaxindiba foi alvo de arrombamentos na madrugada deste sábado, 12-03, levando intranquilidade a comerciantes e moradores da praia.
A filha do proprietário do Hortifrúti do Rubinho, localizado no Bairro Pedregal, disse que, por volta das 2 horas da madrugada, dois elementos em uma moto arrombaram a porta de aço e adentraram o estabelecimento do pai.
“Eles, reviraram tudo a procura de dinheiro. Só pela manhã, meus pais, avisados por moradores, constataram o arrombamento. Na mesma rua onde está o comércio de meu pai, eles arrombaram outro hortifruti, uma padaria e uma mercearia”, disse.
Em uma Mercearia e Padaria, um dos comerciantes gritou e eles acabaram fugindo. A Polícia Militar foi chamada e fez uma ronda por Guaxindiba e pela RJ-196. Por volta das 4 horas da madrugada, próximo à Praia de Manguinhos, os policiais abordaram dois homens em uma moto. Nada foi encontrado, entretanto os pms fizeram as imagens dos dois elementos para mostrar às vítimas.
Um açougue, localizado próximo à Primeira Igreja Batista de Guaxindiba, também teve a porta de aço arrombada. Os ladrões levaram dinheiro, cujo valor não foi informado ao V Notícia.
Este tipo de crime se assemelha aos crimes ocorridos na madrugada de segunda-feira, 07-03, em Santa Clara. “Um dos bandidos é perito em arrombar portas de aço”, disse um moradora. A suspeita é que os elementos estejam utilizando uma chave micha ou gazua, ferramentas usadas para abrir portas sem a chave original. Portar esse tipo de dispositivo é crime previsto no artigo 25 da Lei de Contravenções Penais.
Em um dos estabelecimentos o bandido estava quase abrindo a porta, mas a comerciante, do lado de dentro, fechou novamente o trinco e gritou. Nesse momento os bandidos fugiram.
Como os policiais civis estão em greve, cumprindo paralização de 72 horas, comerciantes que compareceram à 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana foram orientados a retornarem na segunda-feira, 14, após às 13 horas.