Moradores da Rua da Jaca 2, comunidade próximo ao Centro de São Francisco de Itabapoana, ficaram acuados com o ataque de abelhas na tarde desta quinta-feira, 17.
Segundo uma moradora, as abelhas estavam muito agitadas. “Eram muitas. Chegamos a ser picados. Fechamos rapidamente as portas e janelas e ficamos trancados dentro de casa. Infelizmente meus cães e um passarinho ficaram no meio das abelhas, sendo que a cadela e um passarinho de estimação morreram no ataque e o outro cão desapareceu”, lamentou.
Há cerca de um ano as abelhas fizeram uma colmeia na casa ao lado, em um pequeno cômodo dos fundos. O Site VNOTÍCIA entrou em contato com o dono do imóvel. Ele disse que planejava solicitar ajuda para retirada das abelhas. “Estava nos meus planos retirar essa colmeia, mas o que aconteceu foi que um cachorro invadiu o meu quintal e entrou justamente nesse cômodo. Isso deixou as abelhas agitadas”, conta o homem, que disse que um coelho e cinco galinhas também morreram no ataque.
Edinaldo Coutinho de Oliveira, 58 anos, apicultor que trabalha para a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, com 40 anos de experiência, lembra da importância do manejo correto. “Estamos aqui para atender os chamados. Recomendo às pessoas, que não tem conhecimento, para que não mantenham criação de abelha sem o manejo correto. Basta entrar em contato que faremos o serviço que tiver que ser feito para acabar com a colmeia”, disse.
O apicultor foi chamado para socorrer os moradores da Rua da Jaca. Quando chegou as abelhas já estavam calmas. Ele retirou com segurança a colmeia. Os chamados podem ser feitos através da Defesa Civil Municipal. O telefone é 199, e a ligação é gratuita.
A secretaria municipal de Meio Ambiente também atende via e-mail ou pessoalmente. O endereço eletrônico é ambiente.pmsfi@yahoo.com.br, a Secretaria fica na RJ-232, Fazendinha, entre São Francisco e Guaxindiba.
Na opinião do secretário Cláudio Heringer, a invasão das abelhas nas áreas urbanas se dá em função de queimadas, uso indiscriminado de defensível agrícola na lavoura, supressão de vegetação, entre outros fatores.
As abelhas são importantíssimas para a produção de alimentos. Das 100 espécies de lavoura que produzem 90% dos alimentos do mundo, mais de 70 são polinizadas por abelhas.