Neste domingo (20), a 1h30 da madrugada, começou oficialmente o outono. A nova estação começa ainda com cara de verão. De hoje até terça-feira (22) não há previsão de chuvas nas cidades do Norte Fluminense, e a temperatura máxima podem chegar a 39?C. As pancadas de chuva estão previstas apenas a partir de quarta-feira, 24, e o calor vai continuar até o fim da semana.
Os três meses do outono terão clima quente e chuvas abaixo da média. Entretanto, segundo o Climatempo, está prevista uma onda de frio para a segunda quinzena de abril, com temperaturas abaixo dos 20 graus no Estado do Rio de Janeiro.
Ainda assim, de acordo com o instituto, o outono terá temperaturas acima da média. Em abril, os termômetros vão marcar, em média, 31 graus de máxima — historicamente para o período o normal são 29 graus. O mesmo panorama se repetirá em maio (previsão de 29, média histórica de 26) e junho (previsão 27, média histórica de 26).
Já as chuvas vão perder força. Apesar da previsão para abril ser acima da média (130 mm, média de 99mm), em maio e junho choverá pouco, 17mm e 23mm, respectivamente.
“Neste ano, o outono e inverno terão as características que conhecemos porque o El Ninõ, que estava se formando nesta mesma época, no ano passado, neste ano está enfraquecendo. Então, teremos temperaturas bem mais baixas que o verão e um período de frio intenso já em abril”, diz Michele Fernandes, meteorologista do Climatempo.
Fonte: VNOTÍCIA com informações do Jornal Extra e Climatempo





