ESRJ Fale Conosco Anuncie Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

LAZER E CULTURA

Procissão do Fogaréu leva centenas de pessoas às ruas de SJB

Tradição alia cultura e fé em encenação da perseguição a Jesus

23/03/2016 às 01h20 | By: VNOTÍCIA

 

Uma tradição antiga que alia cultura e fé se mantem até hoje em São João da Barra. A Procissão do Fogaréu, que encena a perseguição dos soldados romanos a Jesus Cristo, movimentou as ruas do Centro da cidade na noite desta terça-feira (22).  A saída aconteceu na Igreja de São Pedro, passando pelas Igrejas de São Benedito e São João Batista até a Igreja da Boa Morte.

 

Com as luzes apagadas e ao som da batida dos surdos, caixas e matracas, os farricocos com tochas na mão e passos acelerados seguiam pelas ruas a procura de Jesus, até chegar a Igreja de São Benedito, onde a Guarda Romana, ao término da última ceia, conversou com o Hospedeiro indagando sobre o paradeiro de Jesus.

 

Após a conversa, seguiram até o Monte das Oliveiras, representado pela Igreja de São João Batista, onde após a encenação do diálogo do Horto, contado por São João Evangelista, foi anunciada a prisão, representado pelo estandarte de tecido com a imagem de Jesus Cristo.

 

Após ser capturado, Jesus foi levado em silêncio até a Igreja da Boa Morte, onde a procissão dispersou e o padre Alci fez uma explanação sobre a Semana Santa.

 

Segundo o conselheiro estadual de Política Cultural do Norte Fluminense, Bruno Costa, há relatos históricos dessa manifestação no jornal sanjoanense ‘O Progressista’, de 26 de março de 1879. “A Procissão do Fogaréu vem fortalecer o turismo religioso no município, com o resgate da cultura”, comentou.

 

 

Mais do acervo

+
BUSCAR POR DATA
DESENVOLVIDO POR JEAN MORAES