O Conselho Comunitário de Segurança Pública de São João da Barra realizou esta semana sua primeira reunião após a criação do órgão, que é ligado à Secretaria Estadual de Segurança Pública. A delegada da 145ª Delegacia Legal de SJB, Madeleine Farias esteve presente ao evento, além de representantes das Polícias Civil e Militar e Guarda Civil Municipal.
O encontro aconteceu na noite de quarta-feira, 23, no Cine Teatro São João. Para o presidente Luiz Rocha, aos poucos a população de São João da Barra vai assimilando a importância do Conselho de Segurança para o município.
“É o local em que podemos discutir os problemas da Segurança Pública e buscarmos junto às autoridades as soluções possíveis para uma cidade mais tranquila. A Secretaria Estadual de Segurança Pública tem valorizado muito essas reuniões, em que as Polícias dialogam com a sociedade. E o Conselho de Segurança de São João da Barra estará à disposição da população sanjoanense”, enfatizou Luiz.
Com vasta experiência no Conselho de Segurança de São Francisco de Itabapoana, o advogado Romário Bernardo compareceu à reunião, dando total apoio na criação do Conselho sanjoanense.
Devido ao grande número de casos de violência doméstica em São João da Barra, houve, por parte de uma participante, a solicitação de mais apoio às mulheres vítimas de agressão. A delegada Madeleine Farias disse que designou um policial para, exclusivamente, dar atenção a esse tipo de ocorrência. E que a atual gestão da 145ª Delegacia Legal está atenta a aplicação da Lei Maria da Penha.
O trabalho do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), desenvolvido pelo 8º Batalhão de Polícia Militar de Campos dos Goytacazes, foi exposto durante a reunião. O subtenente Batista falou sobre o trabalho preventivo desenvolvido com os jovens, principalmente nas escolas.
O programa é desenvolvido em mais de 50 países e foi implantado pela primeira vez em Los Angeles, em 1985, com o objetivo de combater o uso das drogas. O estado pioneiro no Brasil foi o Rio de Janeiro, em 1997, e a partir daí, todos os estados adotaram o programa.
Compareceu também, representando a Câmara de Vereadores, o presidente do Legislativo Sanjoanense, o vereador Aluizio Siqueira. A data da próxima reunião ainda não foi definida.