ESRJ Fale Conosco Anuncie Sábado, 22 de novembro de 2025

GERAL

Reunião do Conselho de Segurança faz balanço da temporada de verão em SFI

06/03/2018 às 21h57 | By: VNOTÍCIA

 

 

O Conselho Comunitário de Segurança Pública de São Francisco de Itabapoana (SFI) realizou sua primeira reunião após a temporada de verão. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira, 06, na sede da Amprasc – Associação de Moradores da Praia de Santa Clara.

 

O tema que norteou a reunião foi a segurança pública no verão, com destaque para o grande número de ocorrências policiais em São Francisco de Itabapoana.

 

Em sua fala, o comandante do 8º BPM, tenente coronel Fabiano Souza, disse que, apesar dos índices de violência, a Polícia Militar se fez presente, sobretudo nas entradas do município. “Fizemos operações no Portal da Cidade e próximo à Usina São João coibindo a entrada de armas e drogas no município”, disse o comandante.

 

Sobre os casos de violência durante o Carnaval, o comandante do 8º BPM comentou que a maioria dos casos de violência, como roubos e homicídios, ocorreu durante os eventos particulares.

 

“Em relação aos eventos da Prefeitura nós não tivemos ocorrências graves, mas tivemos alguns problemas com outros tipos de eventos que foram autorizados. O poder público tem de repensar e implantar regras mais criteriosas para autorizar certos eventos particulares. Muitos desses eventos atraem um público indesejado. Não estou aqui para ‘jogar pedra em ninguém’, mas precisamos lembrar que, quando se libera determinados eventos, tudo que acontece de ruim vai desaguar na Segurança Pública”, disse Fabiano. O comandante lembrou ainda que o fato de os eventos estarem instalados em áreas residenciais também incomoda o sossego de moradores e turistas.

 

Outra questão levantada pelo comandante e endossada pela delegada responsável pela 147ª Delegacia Legal, é a importância de implantação de monitoramento por câmeras em locais de grande concentração.

 

O comerciante Zé QCKÉ reclamou, sobretudo, dos carros com som estridente que se concentravam na porta de sua pousada durante o carnaval. “Não sou contra o desfile de carnaval no calçadão, mas o bloco precisa passar, e não ficar concentrado em nossa porta”, colocou Zé.

 

O secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Augusto Alves, representante da Prefeitura, disse que irá proibir o uso de carros de som dentro dos blocos carnavalescos. “No próximo carnaval vamos contratar um trio para puxar os blocos e exigir que as agremiações desfilem, e não fiquem parados por muito tempo em um local apenas”, disse.

 

Nenhum vereador compareceu à reunião. O presidente do Conselho, Romário Teixeira Bernardo, lamentou a ausência dos vereadores, mas disse que irá enviar, por ofício, sugestões à Câmara Municipal para que, durante as sessões legislativas, os edis discutam a criação de leis que beneficiem a atuação das forças de segurança no município, como por exemplo, a criação de uma lei municipal para disciplinar a autorização de eventos particulares que afetem diretamente a área da Segurança Pública.

 

Durante a reunião, a delegada Ivana Morgado reiterou o que já havia dito em entrevista concedida ao site VNOTÍCIA no dia 24 de fevereiro. Morgado voltou a destacar a boa parceria com a Polícia Militar na prisão em flagrante de diversos autores de roubos durante o verão. Sobre os homicídios, adiantou que as investigações do primeiro crime ocorrido no período, em que um homem foi assassinado e outro baleado em Guaxindiba, já estão bastante avançadas, tendo sido preso quatro autores em flagrante e apreendida a arma usada no crime.

 

“Com relação aos outros casos, várias diligências estão sendo feitas em São Francisco e Campos. Alguns dos crimes já têm linhas de investigação”, disse.

 

A delegada acredita que o aumento da violência não foi uma peculiaridade de São Francisco. “Infelizmente, nosso município acompanhou o aumento dos índices de violência em todo o Estado do Rio de Janeiro.  Além disso, foi constatado este ano que a bandidagem optou em migrar mais para as Praias de São Francisco de Itabapoana; a irem para as praias de Campos e São João da Barra”, analisa.

               

A afirmação de Ivana Morgado se sustenta no fato de as pessoas presas por roubos e a maioria das vítimas de homicídios serem de Campos e algumas terem envolvimento com o tráfico de drogas. “Prendemos indivíduos até de São Fidélis, que migraram pra cá para assaltar”, revela a delegada.

 

Sobre o Carnaval, na mesma proporção que aumentaram os roubos, aumentaram também as prisões de assaltantes. “Em quatro anos atuando no município, nunca verifiquei tanta prisão no período de carnaval como esse ano”, destaca.

 

Também participaram da reunião o comandante da 3ª Companhia, Tenente Tavares, o comandante do Posto 15 do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual, subtenente Jovane, o comandante da 3ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAM) do Desengano, tenente Silveira, o Comandante da Guarda Civil Municipal, GCM Vasconcelos, o anfitrião Jorge Lúcio Ferreira, presidente da Amprasc, além dos demais integrantes do Conselho de Segurança, moradores e comerciantes.

 

A próxima reunião mensal está prevista para acontecer na Associação de Moradores e Produtores Agrícolas do Carrapato, em Nova Belém, em data ainda a ser confirmada pela diretoria do Conselho.

 

 



 

 

Mais do acervo

+
BUSCAR POR DATA
DESENVOLVIDO POR JEAN MORAES