ESRJ Fale Conosco Anuncie Quinta-feira, 20 de novembro de 2025

GERAL

Felipe Quintanilha assume IMTT no lugar de Renato Siqueira

Mudança acontece no momento em que Campos e SFI tentam termo de cooperação para linha intermunicipal

08/03/2018 às 18h41 | By: VNOTÍCIA

 

 

A edição desta quinta-feira (8) do Diário Oficial de Campos dos Goytacazes traz mudança na presidência do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT). O secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Quintanilha, vai acumular — sem ônus para o município — o cargo, que desde o início de 2017 era ocupado por Renato Siqueira.

 

Marido da procuradora geral do município de São Francisco de Itabapoana Elisa Abud, Felipe Quintanilha chega à presidência do IMTT no momento em que Campos dos Goytacazes e São Francisco de Itabapoana tentam uma parceria que possa viabilizar uma solução caseira, porém legal, aos problemas do transporte intermunicipal entre os dois municípios.

 

— Sem dúvidas, é um grande desafio. Primeiro, por dar continuidade ao belo trabalho desenvolvido pelo Renato Siqueira, e também por ter que fazer os avanços necessários para que a gente possa ter um transporte de qualidade que Campos nunca teve. Um transporte coletivo que atenda aos interesses da população. Isso também passa pelo planejamento da mobilidade urbana,  que nada mais é assegurar o direito de ir e vir das pessoas, de uma maneira segura, ágil e com fluidez — disse Felipe Quintanilha, que em 2017, ocupou o cargo de secretário da Transparência e Controle.

 

Tanto Elisa, quanto Renato já haviam anunciado no final de fevereiro o início de uma conversa para formatação de um termo de cooperação entre os dois municípios.

 

Nos últimos meses uma fiscalização mais frequente do IMTT e esporádica do Detro tem impedido a circulação de veículos sem a permissão para operar na linha. Também taxistas sanfranciscanos estavam impedidos pelo IMTT de levar passageiros para Campos, sob a argumentação de que táxi não é lotada.

 

A população, acostumada a andar em vans, táxis e lotadas, se viu com poucas opções. Como resultado houve muita reclamação dos usuários da linha, já que a empresa de ônibus opera apenas com três horários e somente duas vans legalizadas rodam na linha. Aliás, as chamadas vans roxas (cor predominante do adesivo do Detro) tem rodado constantemente com excesso de passageiros, como se vê numa foto enviada ao VNOTÍCIA.

 

A repressão por parte dos órgãos fiscalizadores e a morosidade do Detro em planejar ações que deem mais tranquilidade aos usuários foi o estopim para a crise no transporte intermunicipal entre Campos e São Francisco, e funcionou como uma lupa que mostrou uma ferida aberta há anos.

 

Enquanto não se resolve em definitivo o problema do transporte de passageiros entre os dois municípios, dentre as possibilidades que podem ser discutidas está o transporte de passageiros por táxis, transporte de passageiros por aplicativo e até a construção de um terminal rodoviário no limite entre os dois municípios, de maneira que cada município regulamentaria vans e táxis para levarem passageiros até a localidade de São Diogo.

 

Os passageiros que estivessem indo de São Francisco para Campos, por exemplo, iriam de São Francisco até São Diogo no carro legalizado pelo município de SFI, desceriam e embarcariam, completando a viagem, em um carro legalizado pelo município de Campos.  

 

O que diz o Detro

 

No final de fevereiro o VNOTÍCIA entrou em contato com o Detro. Segundo a Assessoria de Comunicação, o órgão disponibiliza ao usuário vários canais da ouvidoria para reclamações. Ainda de acordo com a Assessoria, o órgão estuda abrir uma nova licitação para mais linhas para o trecho Campos-São Francisco, mas que antes irá realizar um estudo de viabilidade.

 

O VNOTÍCIA sugere que os cidadãos de São Francisco de Itabapoana participem e mandem suas reclamações ao Detro, cobrando uma solução para o transporte de passageiros na linha SFI-Campos-SFI. Veja mais detalhes de como reclamar, na nota enviada pelo órgão ao VNOTÍCIA:

 

“O Detro informa que realiza fiscalizações rotineiramente na região, para que os passageiros tenham um transporte de qualidade. Os usuários podem solicitar modificações no quadro de horários dos ônibus da região, enviando um e-mail para a Ouvidoria do Detro pelo endereço ouvidoria@detro.rj.gov.br. As prefeituras dos municípios envolvidos e associações de moradores também podem realizar o pedido junto ao Detro. Com relação ao aumento no número de vans legalizadas, é necessário um estudo de viabilidade e uma nova licitação. Além do e-mail da Ouvidoria, os usuários podem encaminhar reclamações pelo telefone (21) 3883-4141, pelo WhatsApp Fale Detro (21) 98596-8545 ou diretamente no posto do Detro, no Terminal Rodoviário Shopping Estrada, em Campos dos Goytacazes”, disse a nota.

 

Passageiros em pé em viagem dentro de uma van legalizada. Segundo duas passageiras ouvidas pelo VNOTÍCIA, neste dia, na última sexta-feira, 02-03, foram transportadas 33 pessoas no veículo, sendo 13 em pé. Das pessoas que viajaram em pé, quatro foram transportadas atrás, entre a última fileira de assentos e a porta traseira da van.

 

 

Mais do acervo

+
BUSCAR POR DATA
DESENVOLVIDO POR JEAN MORAES