A procuradora geral do município de São Francisco de Itabapoana, Eliza Pompemayer Abud, disse ao VNOTÍCIA que o município está reunindo um vasto material com vídeo e imagens para comprovar a necessidade de ser incluído no Decreto Estadual que será assinado pelo Governador Luiz Fernando Pezão para solicitar ao Ministério da Integração recursos para a recuperação das estradas fluminenses atingidas pelas chuvas da última semana.
Paralelo a isso, a prefeita Francimara decretou a situação de emergência em que se encontra o município em decorrência das chuvas. O Decreto deverá ser publicado nesta segunda-feira, 12, no Diário Oficial do Município.
“O Decreto Estadual é para solicitar recursos para recuperação das estradas estaduais. Estamos enviando ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e à Casa Civil do Governo do Estado toda a documentação que comprova a situação precária que se encontram a RJ-204 (Rodovia da Fruta) e a RJ-196, castigadas pelas chuvas. Esse material é o mesmo que usamos como justificativa para o Decreto Municipal de Emergência. São fotos, vídeos e dados da Defesa Civil Municipal e da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Humano”, disse a procuradora.
Dentre os estragos provocados pelas chuvas está uma ponte entre Deserto Feliz e São Luiz de Mutuca, destruída pela força da água, exatamente no trecho da RJ-204. Outras estradas estaduais que sofrem com as chuvas em SFI são a RJ-196 e RJ-194, entre Gargaú e Campos. Há um trecho da rodovia que, quando o Rio Paraíba sobe muito, a estrada fica alagada, justamente próximo ao acesso da futura Ponte da Integração.