O comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Fabiano Souza, será homenageado pelo deputado estadual João Peixoto com a maior honraria do Estado: a Medalha Tiradentes.
A indicação do parlamentar foi justificada pelos relevantes serviços prestados pelo comandante do 8º BPM à sociedade do estado, sobretudo às regiões Norte e Noroeste Fluminense.
A Medalha Tiradentes é uma honraria concedida pelo Governo e destinada a premiar pessoas que prestaram relevantes serviços à causa pública do Estado do Rio de Janeiro. A medalha foi instituída pela Resolução Nº 359 de 1989, em 8 de agosto de 1989, e sua entrega é realizada apenas uma vez por ano, sempre no dia 21 de abril, dia de Tiradentes, sendo a mais alta condecoração concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
As características da medalha são: no anverso é identificado com a efígie do Protomártir da Independência, Joaquim José da Silva Xavier e a legenda Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e, no reverso, a inscrição Libertas Quae Sera Tamen, circundada pelo contorno geográfico do Brasil. Ao receber a medalha, o honrado também recebe um diploma para a certificação do evento.
A comenda será entregue ao tenente-coronel na próxima sexta-feira (23/03), na Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes. A solenidade terá início às 19 horas.