O Projeto Tamar recebeu na tarde desta quarta-feira, 21, uma denúncia de um crime ambiental na Praia de Manguinhos, em São Francisco de Itabapoana. Um homem foi visto levando para casa uma tartaruga viva na garupeira da bicicleta.
A bióloga do Tamar, Daniela Torres pediu ajuda à Rádio São Francisco e ao Site VNOTÍCIA para conscientizar a todos de que é crime ambiental o manejo desses animais marinhos.
“Não podemos afirmar que esse animal estava sendo levado para ser abatido para consumo, pois não sabemos o que esse homem fez com a tartaruga depois, mas o que posso dizer que é crime ambiental o manejo desse animal. Ninguém pode levar para casa uma tartaruga”, disse Daniela.
Segundo a bióloga, o animal é uma tartaruga juvenil da espécie verde. Apesar de não ter o hábito de se reproduzir na costa de São Francisco de Itabapoana, essa espécie frequenta o litoral sanfranciscano, atraída pela grande quantidade de algas marinhas, principal alimentação da tartaruga. A tartaruga Verde se reproduz em ilhas oceânicas, como Fernando de Noronha, mas migra para a costa para se alimentar.