ESRJ Fale Conosco Anuncie Sábado, 08 de novembro de 2025

GERAL

Helicóptero da Enel faz inspeção na rede de média tensão em SFI

Sem serem informados, moradores ficaram surpresos com voos rasantes

15/06/2018 às 19h30 | By: VNOTÍCIA

Vários moradores de São Francisco de Itabapoana relataram a presença de um helicóptero da concessionária de energia elétrica Enel esta semana. A aeronave fez voos rasantes, o que deixou muita gente se perguntando: “o que esse helicóptero está fazendo?” Alguns moradores relataram até uma preocupação, pois afirmaram “que havia uma pessoa com uma arma apontada para baixo”.

 

Na verdade o que a concessionária está fazendo é uma inspeção aérea na rede de média tensão. Os moradores podem ficar tranquilos, pois o que algumas pessoas acharam que era uma arma, são equipamentos eletrônicos de alta tecnologia que fazem a filmagem em alta definição e o mapeamento da rede.

 

O trabalho, que já foi feito em vários municípios das Regiões Norte, Noroeste e Serrana do Rio de Janeiro desde 2017, incluindo Campos dos Goytacazes, chega também a São Francisco de Itabapoana.

 

O intuito da iniciativa é obter uma visão aérea das linhas de transmissão e redes de média tensão, localizadas em pontos afastados dos centros urbanos, onde os carros da companhia não conseguem acessar para verificar necessidades de manutenção e identificar pontos para realização de poda de árvores.

 

Através deste tipo de inspeção, a companhia poderá reunir informações e direcionar melhor o trabalho das equipes, melhorando a qualidade do fornecimento de energia. Apenas na Região Serrana, serão 1,5 mil quilômetros inspecionados e R$ 3,5 milhões investidos durante a execução do projeto.

 

A aeronave é equipada por uma câmera de alta resolução que filma todo o trajeto por um aparelho de tecnologia LIDAR (da sigla inglesa Light Detection And Ranging), além de um equipamento termográfico. Com a câmera, pode-se registrar possíveis problemas na rede de diversos ângulos diferentes. Por meio de tecnologia LIDAR, será possível detectar a distância exata entre a vegetação e os condutores elétricos, por exemplo. Já com a câmera termográfica, será possível verificar a temperatura de conexões e equipamentos. Em terra, uma equipe da distribuidora recebe todas as informações geradas pelo helicóptero e, dessa forma, consegue realizar os serviços na rede com precisão. O helicóptero opera em altitude segura, garantindo a confiabilidade das manobras.

 

Da Redação do VNOTÍCIA com informações do Canal Energia

 

Mais do acervo

+
BUSCAR POR DATA
DESENVOLVIDO POR JEAN MORAES