ESRJ Fale Conosco Anuncie Terça-feira, 29 de julho de 2025

GERAL

Ideb: veja como foi o desempenho de São Francisco de Itabapoana

Índice mede a qualidade do ensino nas escolas públicas

04/09/2018 às 21h09 | By: VNOTÍCIA

Nesta segunda-feira, 03, o Ministério da Educação divulgou o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um indicador criado pelo Governo Federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. O índice analisa o desempenho nos dois segmentos do ensino fundamental, além do ensino médio. As notas divulgadas se referem a 2017. O índice é divulgado de dois em dois anos.

 

Em se tratando de Ensino Médio, o Brasil amargou um resultado preocupante. Nenhum dos 27 estados brasileiros alcançou a meta projetada. A meta projetada para o Estado do Rio de Janeiro foi de 4.6, mas a nota alcançada foi de 3.9, uma queda, já que em 2015 o Estado alcançou nota 4,0.

 

Em São Francisco de Itabapoana, a nota do Ensino Médio foi de 3,8, ou seja, abaixo da média para o Estado do Rio de Janeiro. Quando visualizado por escolas, a maior nota alcançada foi do Colégio Estadual Agostinho Chryzanto de Araújo, que obteve 5,1. Em segundo lugar aparece o Colégio Estadual Pedro Cerqueira com 4,0, seguido do Colégio Estadual Ercylia Muylaert de Menezes com 3,9. Empatados em quarto lugar com 3,8 aparecem os Colégios Estaduais Ana Nunes Viana e Domires Machado. Fecham a relação o Colégio Estadual São Francisco de Paula e o Colégio Estadual Joaquim Gomes Crespo, ambos com 3,7.

 

Ensino Fundamental em SFI

 

A nota alcançada pelo município de São Francisco de Itabapoana no Ideb do primeiro segmento do ensino fundamental, ou seja do 1º ao 5º ano (antiga 1ª a 4ª série) subiu em comparação com a nota anterior, que se refere a 2015. Passou de 4,1 para 4,6 em 2017. Apesar de crescer, a nota ficou abaixo da meta projetada, que foi de 5,3.

 

Já o segundo segmento segue uma tendência nacional preocupante: notas mais baixas quando comparadas ao primeiro segmento. O índice caiu em São Francisco de Itabapoana de 3,9 em 2015 para 3,5 em 2017, bem abaixo da meta projetada, que foi de 4,9.

 

A secretária municipal de Educação e Cultura, Yara Chintia, foi entrevistada pela Rádio São Francisco FM na manhã desta terça-feira, 04, e falou sobre o Ideb. “Nós já esperávamos um Ideb não muito bom, tendo em vista que não houve um investimento que deveria ter havido nos quatro anos da gestão passada. As pessoas podem nos perguntar, mas 2017 foi em sua gestão? Mas nós não poderíamos preparar os nossos alunos em seis meses. Ano que vem teremos o Ideb de novo. E eu posso afirmar que nós estamos trabalhando muito para melhorar o índice”, disse Yara.

 

Mais do acervo

+
BUSCAR POR DATA
DESENVOLVIDO POR JEAN MORAES