O governador Luiz Fernando Pezão visitou, nesta terça-feira (25/9), as obras da Ponte da Integração, retomadas em junho deste ano. A estrutura, construída sobre o Rio Paraíba do Sul, ligará os municípios de São João da Barra e São Francisco do Itabapoana. Atualmente, 60% dos serviços programados já foram executados. A previsão é de que a ponte seja entregue no fim do ano.
– Esta é uma das maiores obras que estamos entregando no Estado do Rio de Janeiro. Esperada há mais de 30 anos pela população, a ponte é muito importante para a região. Estamos retomando diversas obras pelo estado. Além da Ponte da Integração, estamos construindo outras duas pontes, uma em São José do Vale do Rio Preto e outra em Itaperuna – disse Pezão.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), vinculado à Secretaria de Obras, realiza a concretagem dos pilares que darão sustentação à estrutura da ponte, a instalação de vigas de contraventamento e a montagem dos tabuleiros. No total, serão investidos R$ 105 milhões na construção.
A ponte – que terá 1.344 metros de comprimento, por 16,20 metros de largura – vai integrar o litoral Norte Fluminense, encurtando em cerca de 80 quilômetros a distância entre São João da Barra e São Francisco do Itabapoana. Localizada na RJ-196, a estrutura fica entre a interseção com a BR-356, na localidade de São Domingos, em São João da Barra, e a RJ-194, em Campo Novo, em São Francisco do Itabapoana.
Produção agrícola
A Ponte da Integração também vai incrementar o escoamento de produção do polo de fruticultura, assim como usinas de cana-de-açúcar instaladas no Norte Fluminense. A obra facilitará ainda o acesso de visitantes às diversas praias e hotéis-fazenda situados nos municípios de São João da Barra e São Francisco do Itabapoana, promovendo o fluxo turístico e gerando novos empregos.