ESRJ Fale Conosco Anuncie Sábado, 12 de julho de 2025

GERAL

Após corte, Enel religa energia elétrica da Estação Ecológica de Guaxindiba

08/12/2018 às 12h26 | By: VNOTÍCIA

 

Matéria atualizada às 12h de 10/12/18


A concessionária de energia Enel religou na tarde de sábado, 08, a energia elétrica na Estação Ecológica de Guaxindiba, que havia sido cortada no início da noite de sexta-feira, 07. A alegação era de que havia atraso do pagamento da conta de energia.

  

A gestora da Estação, Vânia Coelho, disse ao VNOTÍCIA que esteve em contato com o setor de governo da Enel, e que foi informada que houve uma demora no sistema em reconhecer o pagamento das contas. Disse ainda que o setor reconheceu que o Inea sempre foi um bom cliente. 

 

Em nota enviada ao VNOTÍCIA na noite de sábado, a Enel Distribuição Rio esclareceu que “tomou a decisão de interromper o fornecimento somente após tentar negociar o débito em várias ocasiões e o fornecimento de energia foi restabelecido na tarde deste sábado (8) após pagamento dos débitos da unidade consumidora mencionada. A distribuidora reforça, ainda, que segue resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e que notifica seus clientes com antecedência”.

 

No sábado pela manhã o VNOTÍCIA postou a matéria sobre o corte de energia. Na ocasião Vânia disse que nunca recebeu uma conta de energia elétrica desde a implantação da energia na Estação, em 2012.

 

“Um absurdo! Chegarem numa sexta-feira, às 18 horas, fora do expediente de trabalho nosso, e cortaram a energia sem ao menos darem oportunidade de resolvermos a situação. Se recebêssemos uma notificação antes, correria atrás para resolver. Nesse período todo que trabalhamos na Estação, nunca recebi uma conta de energia. Pra mim a energia estava sendo paga pelo setor financeiro do Inea”, disse Vânia no sábado.

 

Segundo a gestora, o local, que fica na Estrada da Cobiça, é ermo, e a falta da energia elétrica prejudica a vigilância do parque. Não fosse um gerador recém adquirido, os transtornos seriam maiores.

 

Corte feriu lei municipal

 

O corte da energia elétrica na sexta-feira feriu a lei municipal 10 de 2014, que proíbe, no território do Município de São Francisco de Itabapoana, o corte de água e energia elétrica às sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas e dias de feriados, para o usuário que deixou de efetuar o pagamento da respectiva conta mensal. Em caso de descumprimento da Lei os responsáveis estarão sujeitos ao pagamento de multas que serão estabelecidas pelo Executivo Municipal.

 

“É um absurdo o corte da água e luz na sexta-feira, deixando o consumidor numa situação difícil, sem poder fazer nada até que chegue a segunda-feira”, disse o autor da lei, o ex-vereador Marcelo Garcia, na ocasião em que a lei foi aprovada.

 

Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba

 

Ligada ao Inea (Instituto Estadual do Ambiente), a Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG) constitui uma área de aproximadamente 3.260 hectares, dotada de atributos naturais excepcionais, integralmente inserida no município de São Francisco de Itabapoana, em área de baixada litorânea.

 


Foi criada em 30 de dezembro de 2002, por meio do Decreto Estadual nº 32.576, com o objetivo de proteger um dos maiores remanescentes de floresta estacional semidecidual no Estado do Rio de Janeiro, chamada de mata de (ou sobre) tabuleiros,  detendo o processo de destruição desta tristemente também chamada “Mata do Carvão”, nome dado ao remanescente florestal atingido pela ação de carvoarias e pela extração de essências florestais nobres, como a ameaçada peroba-de-campos.

 

 

Mais do acervo

+
BUSCAR POR DATA
DESENVOLVIDO POR JEAN MORAES