Uma cena lamentável: uma idosa chorando segurando no colo uma cadela que acabara de ser morta com violência em uma casa da Praia de Guaxindiba, litoral de São Francisco de Itabapoana.
O homem acusado de ter matado o animal é denunciado pela própria esposa em vídeo. Segundo a mulher ele teria arremessado o animal contra a parede até a morte. O crime ocorreu neste final de semana na Praia de Guaxindiba.
O vídeo viralizou na internet por conta deste bárbaro crime praticado contra um animal indefeso.
Qualquer ato de maus-tratos envolvendo um animal deverá ser denunciado na Delegacia de Polícia. Aconselhamos que os casos de flagrante de maus-tratos e/ou que a vida de animais estejam em risco, acione a Polícia pelo 190 e aguarde no local até que a situação esteja regularizada.
A Lei 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais) prevê os maus-tratos como crime. O decreto 24645/34 (Decreto de Getúlio Vargas) determina quais atitudes podem ser consideradas como maus-tratos.
Sempre denuncie os maus tratos. Essa é a melhor maneira de combater os crimes contra animais. Quem presencia o ato é quem deve denunciar. Deve haver testemunha, fotos e tudo que puder comprovar o alegado. Não tenha medo. Denunciar é um ato de cidadania. Ameaça de envenenamentos, bem como envenenamentos de animais, também podem e devem ser denunciados.