Sexta-feira, 22 de abril de 2016, enfim a chaminé da Canabrava voltou a lançar fumaça. Após seis meses com todo o maquinário parado, a Usina vai voltar a moer.
Com problemas financeiros oriundos da crise econômica e da crise hídrica, a reativação da empresa se deu ao fato de um novo investidor assumir a indústria.
A fumaça desta sexta-feira foi oriunda de uma limpeza e preparo das máquinas. A previsão é começar a moagem nesta segunda-feira, 25. Neste sábado, 23, no final da manhã, aconteceu um culto de início de safra nas dependência da usina.
A reportagem do VNOTÍCIA esteve na porta da Canabrava nesta sexta-feira, e já é grande a movimentação de funcionários, fornecedores e caminhões que chegam com cana de açúcar.
Trabalhadores foram convocados a voltar ao trabalho. A empresa também estaria negociando com trabalhadores e fornecedores com pagamentos atrasados de 2015.
Com o atual cenário de recessão e desemprego, a notícia da reabertura da Canabrava representa uma alento ao trabalhadores do setor sucroalcooleiro.
Apesar de estar em território campista, a localização da empresa, no limite de Campos com São Francisco de Itabapoana, beneficiou muito a mão de obra sanfranciscana. A maioria dos trabalhadores é de localidades sanfranciscanas, como Floresta, Florestinha, Funil, Morro da Ameixa e Imburi.