Moradores do loteamento Santa Rita, no Bairro Perigoso em São João da Barra, fecharam pela segunda vez a BR-356, nos dois sentidos, numa manifestação por melhorias. A manifestação desta vez começou por volta das 17 horas desta quinta-feira, 14.
A liderança do movimento, o cadeirante Douglas, disse ao VNOTÍCIA que o protesto não é só pela falta de luz.
“Nosso loteamento está abandonado. A escola está sem bebedouro e há mais de 10 anos sem reforma. A gente não está exigindo somente luz. Queremos calçamento e uma área de lazer no loteamento Santa Rita”, disse.
Segundo Douglas, os protestos vão prosseguir com a interdição da Rodovia BR-356, até que a Enel e as autoridades compareçam à comunidade.
“O que queremos é diálogo com as autoridades e uma solução definitiva para os problemas do corte de energia”, disse.
Segundo a moradora Carla, os moradores lutam pela colocação de rede elétrica e postes no loteamento há 18 anos.
“Não queremos ligações clandestinas. Queremos pagar nossa energia. Entretanto, é necessário que a rede e os postes sejam instalados”, disse.
Segundo os moradores, o loteamento conta com mais de quatro ruas e cerca de 60 residências.
A moradora Lenícia disse que a concessionária de energia Enel alega que o loteamento não consta na Prefeitura de São João da Barra. Porém, ela afirma que a CEDAE fez ligações em várias casas.
“Este mês, eu paguei R$ 238 de taxa d’água”, disse.
O Corpo de Bombeiros não compareceu ao local, entretanto, a Polícia Rodoviária Federal conversou com os moradores, e, após entendimento, a manifestação foi encerrada.
A concessionária Enel divulgou nota informando que fez o corte da luz nas casas porque as ligações são clandestinas.