
O movimento SOS Atafona, agora é ASSOCIAÇÃO DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E DA VIDA HUMANA – SOS ATAFONA, fundada na tarde deste sábado (16/02) na residência de Sonia Ferreira em assembleia geral presidida pelo advogado Geraldo Machado.
De acordo com os estatutos, a Associação SOS ATAFONA, dentre outros itens, tem por finalidade trabalhar pela defesa, preservação, recuperação e manejo sustentável do meio ambiente, dos bens e valores culturais, objetivando a melhoria da qualidade de vida humana.
A assembleia geral foi aberta às 17 horas tendo ainda como participantes da mesa principal, Carlos Augusto Guimarães da Silva e Rafael Gama.
A presidente eleita Verônica Ammar ressaltou que o SOS Atafona agora, tem legitimidade. “Agora, a gente vai correr atrás do prejuízo. Queremos salvar nossa praia”, disse.
A vice-presidente, Sônia Ferreira (Soninha Ferreira) disse que a intensão da Associação é transformar o SOS Atafona num grupo forte e unido. Agora, com personalidade jurídica, o movimento em prol de Atafona ganha outro peso”, diz.
“Vamos continuar lutando por Atafona, uma praia que a gente tanto ama e queremos que continue linda como ela é”, concluiu.
Para o advogado Geraldo Machado, Atafona, com esta Associação, sai fortalecida e revigorada.
“Abre perspectivas, reivindicando um pleito, diria até, de sobrevivência da comunidade e, também, para as pessoas que aqui vem buscar as excelências do clima, das areias medicinais e das águas. Todos que tem história, tradição e sonhos fazem parte dos pleitos do SOS Atafona. Hoje, além das pessoas que se posicionam a favor, temos uma associação com personalidade jurídica que vai buscar os recursos em qualquer esfera e onde estes recursos possam ser buscados”, disse.
Geraldo Machado lembrou que existe uma ação judicial contra a prefeitura de São João da Barra, proposta durante o fórum de São João da Barra para garantir aos moradores de Atafona o direito consagrado constitucional de acesso à praia. Depois de dois anos e meio, a justiça sanjoanense decrinou da competência para a Justiça Federal.
O FENÔMENO DA EROSÃO COSTEIRA QUE OCORRE EM ATAFONA
Após a eleição e posse da diretoria, Geraldo |Machado revelou para todos os presentes que a prefeitura de São João da Barra, através da procuradoria geral do município havia enviado no dia 7 de ferreiro um ofício com a informação de que existe um Inquérito Civil que tramita no Ministério Público Federal e Procuradoria da República em Campos dos Goytacazes, que tem como objeto o fenômeno da erosão costeira que ocorre na praia de Atafona, distrito de SJB.
Segundo Geraldo, esta audiência no Ministério Público Federal em Campos dos Goytacazes foi realizada no início de dezembro do ano passado.
O objetivo foi a busca de uma ação conjunta e técnica para o referido fenômeno em Atafona.
Comissão interdisciplinar em prol da praia.
Decidiu-se nesta audiência que seria formada uma comissão interdisciplinar, integrada por especialistas e estudiosos do caso, bem como representantes do MPU, Defensoria Pública do Estado, INEA-RJ, IBAMA RJ, representantes da prefeitura de São João da Barra e o movimento SOS Atafona, agora Associação.
O objetivo é construir em conjunto, alternativas de solução para o processo de erosão costeira que ocorre na praia de Atafona com uma possível solução que seja viável tecnicamente e orçamentariamente para o município de São João da Barra.
Na próxima audiência, a Associação SOS Atafona terá direito de voz nesta reunião.
DIRETORIA ELEITA
A primeira diretoria da Associação SOS Atafona, eleita por aclamação ficou assim constituída: Diretoria executiva, presidente, Verônica Vieira Coelho Ammar; vice-presidente, Sônia Terra Ferreira; Secretário, Rafael Magalhães Gama; 2ª secretário, Elizabeth Barbosa Senra; Tesoureiro, Mário Terra Areas Filho e 2ª tesoureiro, Luiz Rocha Pereira da Silva. Conselho Fiscal, Sandra Maria Teixeira dos Santos Machado, Rossine Teixeira Pinto e Paulo Noel Berto Filho. Conselho consultivo, Carlos Augusto Guimarães da Silva, Geraldo dos Santos Machado, Lenício Salles, Paulo Bitencourt Maia e Sandro de Campos Faria.
FONTE: VNOTÍCIA