ESRJ Fale Conosco Anuncie Sexta-feira, 04 de julho de 2025

GERAL

Risco à saúde humana com queimadas em SFI

Nesta quarta-feira, 27, foram registrados quatro focos de incêndio na área central da cidade

28/04/2016 às 01h27 | By: VNOTÍCIA

 

As famigeradas queimadas urbanas têm tirado a tranquilidade da população de São Francisco de Itabapoana. O péssimo hábito de alguns moradores coloca em risco a saúde humana, representa perigo de incêndio em áreas públicas e privadas, além de configurar um crime ambiental.

 

Nesta quarta-feira, 27, entre as 17 horas e as 22 horas quatro focos de queimadas na área central do município resultou em muito trabalho, num esforço conjunto entre o Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal, o Corpo de Bombeiros e os moradores.

 

Uma grande área no Centro de São Francisco foi consumida pelo fogo. São cerca de seis mil metros quadrados, que liga os fundos de uma loja de móveis, na Avenida Edenites da Silva Viana, aos fundos de uma revenda de botijões de gás, na Rua Daud Salomão Acruche.

 

“As labaredas eram tão fortes que chegaram a 4 metros de altura. O fogo quase atingiu minha casa. Por sorte, no momento da queimada o vento virou. Aí a preocupação passou a ser com o depósito de gás. Até que os bombeiros chegassem eu entrei combatendo o fogo com os guardas ambientais. Em nossa área perdemos várias árvores frutíferas, é lamentável”, reclamou Rodolfo Barreto.

 

Também aconteceram queimadas em Macuco, na Rua João Barros Carneiro, e lá a preocupação com o risco de o fogo atingir as casas foi grande, na Rua Zenita de Brito Pinheiro, que fica localizada no Loteamento Luzinho Pinheiro e no final da Rua Amélia Buechem.

 

As queimadas são consideradas crime ambiental. Quem as promove pode ser enquadrado no artigo 54 da Lei 9605/98. “Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora: pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa”, diz a legislação.

 

A vinda do caminhão do Corpo de Bombeiros foi fundamental para acabar com os focos, mas quando a guarnição chegou o fogo já havia causado muito estrago. Esses incêndios só reforçam a necessidade de o município já contar com uma unidade do Corpo de Bombeiros.

 

 

Mais do acervo

+
BUSCAR POR DATA
DESENVOLVIDO POR JEAN MORAES