ESRJ Fale Conosco Anuncie Quarta-feira, 02 de julho de 2025

GERAL

Conselho de Segurança de SJB debate a necessidade de câmeras de monitoramento nas ruas

28/04/2016 às 21h40 | By: VNOTÍCIA

 

O Conselho Comunitário de Segurança de São João da Barra se reuniu na manhã desta quinta-feira (28) para discutir ações prioritárias de enfrentamento aos problemas ligados à Segurança Pública.

 

O encontrou abordou a necessidade de implantação do sistema de monitoramento por câmeras em pontos estratégicos do município, visando coibir a ação de criminosos, garantindo assim mais segurança à população.

 

Para o presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Luiz Rocha, a implantação deste sistema possibilitará a diminuição de atos de violência, vandalismo e ainda incentivar a disciplina e o respeito mútuo entre as pessoas.

 

“As câmeras de segurança ajudarão a diminuir as taxas de criminalidade e violência, já que indica os autores dos crimes, além inibir a prática de algo indevido, pela sensação de estar sendo monitorado pelas câmeras de segurança”, comentou Luiz, acrescentando que os grandes beneficiados serão os cidadãos, que se sentirão mais seguros com a tecnologia.

 

No momento da reunião, o coordenador de monitoramento de câmeras da Guarda Municipal de Campos dos Goytacazes, Movam Manhães, proferiu palestra sobre a importância da implantação do sistema e apresentou um levantamento de dados estatísticos que comprovam tecnicamente a eficiência do sistema como ferramenta de apoio às Polícias Militar e Civil, e à própria comunidade.

 

Entre os participantes que compuseram a mesa estavam: o  primeiro tenente Frazão (6º CPA - Comando de Policiamento de Área) , inspetor Luiz Ambrósio (145ª Delegacia Legal de SJB), vereador Alex Firme, João Maia (Loja Maçônica de São João da Barra), Fabiano Mariano, secretário de Postura de Campos dos Goytacazes, Carlos Leão, Sub comandante da Guarda Civil de Campos, Wylliam Bolckau, coordenador de Trânsito da Guarda Civil de Campos e Thenysson Seixas, coordenador do Grupo de Ações Especiais da Guarda Civil de Campos.

 

A reunião contou ainda com a presença de representantes do Jeep Club de São João da Barra, Defesa Civil, Prefeitura Municipal, empresários  e pessoas da comunidade.

 

Procurado pelo VNOTÍCIA, o comandante da Guarda Civil Municipal de São João da Barra, Rogério Constâncio, relatou que a Prefeitura iniciou o projeto de monitoramento por câmera na localidade de Grussaí, próximo à ponte que liga ao outro lado da lagoa, entretanto os equipamentos foram danificados por vândalos.

 

“Devido à crise financeira que o município atravessa, não foi possível efetuar a manutenção do equipamento, bem como a colocação de câmeras em outros pontos do município. Como ação emergencial, no período de carnaval, onde milhares de pessoas transitam pela Joaquim Thomaz de Aquino Filho disponibilizamos câmeras de 360 graus ao longo da avenida com o intuito de coibir atos ilícitos”, declarou Constâncio.

 

Segundo o presidente do Conselho Luiz Rocha, na próxima reunião a temática será desenvolvida pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), onde policiais militares transmitem uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência.

 

 

Mais do acervo

+
BUSCAR POR DATA
DESENVOLVIDO POR JEAN MORAES