O policial militar reformado Ozelis de Freitas Manhães, 80, foi encontrado morto a facadas na tarde deste domingo (24) por volta das 16 horas, em um canavial no entorno do Centro de São Francisco de Itabapoana. O corpo foi encontrado ao lado do carro que a vítima dirigia.
O local do assassinato fica numa estrada vicinal que liga o Centro até a Fazendinha, após a Rua Amélia Buechem. Segundo a PM, a perícia do Instituto Médico Legal já esteve no local e constatou que Ozélis foi morto a facadas.
Além de policial reformado, Ozélis Manhães era pastor e secretário da Convenção das Assembleias de Deus e Igrejas Coligadas do Brasil. Respondia como secretário pelas missões internacionais e pelo Centro de Educação Religiosa e Formação pastoral. Ele atuava em uma igreja evangélica localizada na Rua Amélia Buechem.
Igreja foi arrombada na quarta-feira
Na quinta-feira, 21, Ozelis ligou para a Rádio São Francisco FM informando que na quarta-feira, 20, por volta 13h30, ele havia ouvido um barulho próximo ao prédio da igreja, mas que não deu importância.
No mesmo dia, à tarde, por volta das 15 horas precisou ir à igreja para apanhar uns CDs, quando a encontrou toda suja de pedaços de reboco e tijolos, com um pequeno buraco na parede.
Ozelis chamou a PM, que fez uma averiguação no local, orientando que o pastor registrasse uma ocorrência por danos ao patrimônio e tentativa de arrombamento, o que foi feito. Ele suspeitava que alguém iria voltar à noite para aumentar o buraco na parede e entrar para furtar a igreja.
A Polícia Civil investiga o crime e, até o momento em que concluíamos esta matéria, ninguém havia sido preso.
Pessoa do bem
Ozélis Manhães era uma pessoa do bem e chegou a morar na localidade de Morro Alegre, cerca de 10 KM do Centro da cidade, onde presidiu a Associação de Moradores do lugar. Na ocasião ele desenvolveu um projeto de plantação de mudas de árvores frutíferas com predominância das mudas de manga.
A plantação das mangueiras foi ao longo do acostamento da RJ-224 , no trecho que passa por Morro Alegre. Durante o período da colheita de mangas, é comum carros de turistas e moradores parando na estrada para colher as mangas. Ozélis é lembrado até hoje por este projeto. Chegou a filiar-se a um partido político e candidatar-se a vereador, não conseguindo se eleger. Ozelis morava próximo à Igreja em que ele atuava como pastor.