O município de São Francisco de Itabapoana terá duas representantes no revezamento da tocha olímpica. As jovens sanfranciscanas Luisa Sousa, 18 anos, e Caroline Nunes, 17 anos, foram escolhidas e estão entre as 12 mil pessoas que terão a honrosa missão de carregar o fogo olímpico por todo o Brasil.
Luisa Sousa é ciclista e já participou de duas edições das olimpíadas escolares, tendo conquistado medalhas de ouro e prata em 2013, em Belém do Pará, e duas de ouro em 2015. A ciclista foi escolhida após se inscrever no site de uma das patrocinadoras do revezamento da tocha.
“Contei minha história, disse das minhas experiências como medalhista das olimpíadas escolares e a dedicação ao ciclismo. Também fui indicada no concurso por um amigo, o Diogo Felipe. Ele contou o porquê que eu deveria ser escolhida. Falou também a minha história e eu fui escolhida. Estou muito feliz”, comemora Luisa, que vai participar do revezamento da tocha na cidade de Campos dos Goytacazes, domingo, dia 31 de julho. O pai de Luisa, Cris Estevam, pratica o mesmo esporte da filha.
Já a também sanfranciscana Caroline Nunes participará do revezamento na cidade de Macaé, no mesmo dia, 31 de julho. Caroline é filha do fotógrafo e desportista Marcos Nunes. Marcos é praticante de apneia estática.
Caroline mora em Rio das Ostras com a família e é aluna do Curso Técnico em Eletrônica do IFF – Instituto Federal Fluminense – de Macaé. Ela foi selecionada através de um concurso de redação, que teve como tema “O Brasil e os Jogos Olímpicos”.
A iniciativa foi do Ministério da Educação (MEC), que promoveu o concurso nas escolas das cidades por onde a tocha olímpica passará. A redação de Caroline “Olimpíadas: uma via de despertamento no Brasil”, que o VNOTÍCIA publicou na seção "ARTIGOS/ESPORTE", foi escolhida por uma comissão composta pelos professores de Língua Portuguesa do campus.
Caroline cursa o terceiro ano de Eletrônica e foi medalha de prata na última Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.