A crise financeira, que levou o prefeito de São João da Barra José Amaro Martins (Neco) a decretar situação de emergência econômica no município, resultou em diversos protestos de moradores pela Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho, nesta sexta-feira, 17, no aniversário de 166 anos de emancipação político e administrativa do município.
Ao invés do tradicional desfile comemorativo ao aniversário da cidade, a principal Avenida da cidade foi tomada por grupos de manifestantes que protestavam de forma pacífica pela atual crise que vive o município.
Segundo o Blog de Arnaldo Neto, hospedado na Folha da Manhã, ao som de marcha fúnebre, com todos vestidos de preto, cerca de 100 pessoas realizaram o protesto, acompanhado por parte da população.
Segundo as imagens a bandeira do município, que abria o desfile, estava com uma fita preta, em sinal de luto. O primeiro pelotão trazia estudantes com rosas negras nas mãos, seguidos por outros que traziam seus cartazes de protesto.
Segundo ainda Arnaldo Neto, um enterro simbólico também foi realizado.
Para os organizadores da manifestação o enterro sepultava os sonhos de muitos que tiveram passes para transporte intermunicipal suspensos e bolsas reduzidas, devido ao decreto de emergência econômico-financeira. Também participaram do ato músicos e funcionários terceirizados, demitidos e com salários atrasados.
No monumento do centenário, onde sequer as bandeiras foram hasteadas neste dia festivo, centenas de manifestantes cantaram o hino nacional e, em seguida, os parabéns a São João da Barra.
O prefeito Neco (PMDB), não esteve na sede do município neste dia de comemorações, ao menos para participar da missa celebrada na matriz, único ato comemorativo dos 166 anos da cidade, pelo que consta na programação.
Através de seu perfiu no Facebook, o prefeito parabenizou São João da Barra e disse que o Município é abençoado por Deus, com uma beleza magnífica e com grandes vitórias em sua história. Comentou ainda que o país atravessa uma das piores crises, mas lembrou que “com a união de todo nosso Povo esse obstáculo será superado”.
A banda musical Amédio Venâncio, que estava com as atividades suspensas, surpreendeu na manhã deste dia da Cidade, com uma alvorada em comemoração aos 166 anos do município. A banda pretende retomar suas atividades normais.
Fonte: Da redação com informações do Blog de Arnaldo Neto/Folha da Manhã.