A partir desta quinta-feira, 23 de junho, e até sexta-feira, dia 24, o Cine Teatro São João da Barra vai se tornar um polo de pensamento da área da cultura com o I Fórum de Desenvolvimento Cultural da Região Norte Fluminense. Realizado pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (SEC) em parceria com a prefeitura da cidade, o seminário vai reunir também produtores e gestores culturais, artistas e pesquisadores de Campos dos Goytacazes, Quissamã, São Fidélis e São Francisco do Itabapoana, além de representantes de setores estratégicos como Rio Criativo, Políticas Culturais, Inepac, e superintendências de Lei de Incentivo, Leitura e Conhecimento da SEC.
A participação da SEC no fórum ratifica as ações de investimento e trabalho conjunto que, nos últimos anos, vem sendo implementados a fim de criar condições para estruturar de forma plena a produção cultural dos municípios do interior do Rio de Janeiro. O carnaval de São João da Barra é uma das grandes forças culturais da região e preserva várias tradições, e são as escolas de carnaval da cidade, a Congo e a Chinês, e outras manifestações culturais do município, que darão início ao espetáculo na pré-abertura do fórum, às 14h40.
A mesa de abertura, às 15h, contará com as presenças da secretária de Educação e Cultura de São João da Barra, Ana Cristina Barreto; a secretária de Estado de Cultura (SEC), Eva Doris Rosental; a coordenadora de Políticas Culturais da SEC, Cleise Campos; o gerente de sustentabilidade da Prumo Logística, João Teixeira; e do representante da Região Norte Fluminense no Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC / SEC), Bruno Costa.
"Este fórum reúne no mesmo debate duas das diretrizes mais importantes que conduzem nossa gestão. A primeira é entender a cultura como uma poderosa ferramenta de desenvolvimento econômico e social. A segunda é a de reconhecer a necessidade de se interiorizar esse desenvolvimento. O Rio de Janeiro não é só a capital. Somos 92 municípios. E é da produção de todos esses municípios que se extrai nossa cultura, nosso maior patrimônio", afirma a secretária de Estado de Cultura.
Idealizador e produtor do encontro, o jornalista Bruno Costa, que tomou posse como conselheiro estadual de Política Cultural com outros 63 conselheiros (titulares e suplentes), em 30 de maio passado, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), acredita que o encontro será uma oportunidade para se discutir a descentralização dos debates acerca da produção cultural do estado.
“Venho reiterando que não é só que capital que faz cultura. O Norte Fluminense tem um potencial criativo enorme, mas necessita de planejamento, articulação e governança. Existe uma dívida histórica com nossa região e estamos aqui justamente em busca de novos horizontes para nossa cultura", afirma o representante da Região Norte Fluminense no Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC).
Na segunda mesa, a partir das 15h30, os historiadores Fernando Lobato e Sylvia Paes debaterão o tema “Região Norte Fluminense e as possibilidades de desenvolvimento cultural em rede” com o pesquisador Fernando Chagas, um dos dinamizadores de apoio à elaboração dos Planos Municipais de Cultura, do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios (PADEC), da SEC e do Ministério da Cultura. Ainda no dia 23 representantes dos cinco municípios fazem relatos e considerações sobre seus arranjos criativos.
Na sexta-feira 24, dia de celebração da 372ª Festa do Padroeiro São João Batista, a roda de conversa começará às 9h, com o debate “A cultura como estratégia de desenvolvimento: turismo, patrimônio, literatura e audiovisual”. O tema será explorado pela turismóloga Sandra Rabello; pelo diretor do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, Manoel Vieira, além do coordenador-geral de difusão e acesso da Superintendência do Audiovisual, Felipe Lopes; e da superintendente de Leitura e Conhecimento da SEC, Vera Schroeder. A Superintendente de Lei de Incentivo da SEC, Tatiana Richard, encerra o ciclo de conversas do seminário com o tema “Financiamento da Cultura e Projetos Culturais”, em que irá explicar estratégias de práticas de fomento.
O I Fórum de Desenvolvimento Cultural da Região Norte é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura que conta com as seguintes parcerias: Prefeitura de São João da Barra, Restaurante Transa Louca, Restaurante e Pousada Lalilus, ExtraSom Sonorização e Iluminação, e apoio da Prumo Logística.
Programação:
23 Junho
14h40 – Manifestações Culturais e Artísticas
15h – Abertura
Ana Cristina Alves Barreto – Secretária de Educação e Cultura de São João da Barra
Eva Doris Rosental – Secretária de Estado de Cultura (SEC)
Cleise Campos – Coordenadora de Políticas Culturais da SEC
Bruno Costa – Conselheiro Estadual de Política Cultural (Norte Fluminense)
João Teixeira – Gerente de Sustentabilidade da Prumo Logística
15h30 – Região Norte Fluminense e as possibilidades de desenvolvimento cultural em rede
Fernando Lobato – Professor e Historiador
Sylvia Paes – Professora e Historiadora
Fernando Chagas – PADEC da SEC (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro); Apoio aos Planos Municipais de Cultura
16h30 – Manifestações Culturais e Artísticas
17h00 – Café
17h30 – Arranjos Criativos: relatos e considerações
Quissamã
São Francisco de Itabapoana
São Fidélis
Campos dos Goytacazes
São João da Barra
Ivana Beltrão – Rio Criativo (SEC)
20h00 – Manifestações Culturais e Artísticas
20h30 – Coquetel
24 de Junho | 372ª Festa do Padroeiro São João Batista |
9h – A Cultura como estratégia de desenvolvimento: Turismo, Patrimônio Literatura e AudiovisualSandra Rabello – Turismóloga
Manoel Vieira – Diretor do INEPAC
Felipe Lopes – Superintendente de Audiovisual (SEC)
Vera Schoeder – Superintendente de Leitura e Conhecimento (SEC)
11h00 – Pausa para o café
11h30 – Financiamento da Cultura e Projetos Culturais
Tatiana Richard – Superintendente de Lei do Incentivo (SEC)
13h00 – Encerramento
Fonte: Ascom-SEC