O município de São Francisco de Itabapoana sedia nesta quarta-feira, 29, um seminário que irá discutir o trabalho infantil na cadeia produtiva.
O evento, que é organizado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência e Promoção Social, acontecerá no auditório do Colégio Estadual São Francisco de Paula, às 13 horas. Os interessados devem se inscrever até terça-feira, 28, através do e-mail assistenciasocialsfi@gmail.com.
O trabalho infantil no Brasil é um problema social. Mais de cinco milhões de jovens entre 5 e 17 anos de idade trabalham no país, apesar da lei estabelecer 16 anos como a idade mínima para o ingresso no mercado de trabalho e 14 para trabalhar na condição de aprendiz.
Na última década, o governo brasileiro ratificou convenções internacionais sobre o assunto e o combate ao trabalho infantil se tornou prioridade na agenda nacional.
Foram criados órgãos, alteradas as leis e implantados programas de geração de renda às famílias, jornada escolar ampliada e bolsas para estudantes, numa tentativa de dar melhores condições para que essas crianças não tivessem que sair de casa tão cedo para ajudar no sustento da família.
O número de jovens trabalhando diminuiu de mais de 8 milhões, em 1992, para cerca de 5 milhões hoje. Mas especialistas afirmam: o momento de inércia ainda não foi vencido e, se o trabalho que está sendo feito for suspenso agora, vai ser como se nada tivesse acontecido.
Fonte: VNOTÍCIA com informações da Ascom-SFI e do Wikipédia