ESRJ Fale Conosco Anuncie Domingo, 27 de julho de 2025

POLÍTICA

Entrevista: Neco fala ao VNOTÍCIA sobre crise financeira em SJB

Prefeito atribui momento ruim à queda na arrecadação e critica antecessores e oposição

28/06/2016 às 17h53 | By: VNOTÍCIA

 

Após as recentes manifestações ocorridas em São João da Barra contra o atual governo daquele município nos dias 17 e 24 deste mês, o site VNOTÍCIA entrevistou nesta terça-feira, 28-06, o prefeito José Amaro Martins de Souza, o Neco.

 

A reportagem foi atrás das respostas para explicar o porquê que uma cidade que recebe vultuosas cifras de royalties do petróleo e impostos gerados pelo Porto do Açu teve desencadeada uma severa crise em suas finanças.

 

Em maio deste ano o prefeito decretou situação de emergência econômico-financeira e fez uma série de cortes, o que gerou desdobramentos e tem intensificado o desgaste com a máquina pública. Neco atribui o momento ruim à queda na arrecadação.

 

A saída para sanar os problemas seria uma antecipação dos royalties em empréstimo à Caixa Econômica Federal. Segundo o prefeito, o que impede a concretização da operação é uma ação popular que carece de uma decisão judicial. A Caixa Econômica aguarda o desfecho da ação na Justiça para efetivar o empréstimo.

 

Como já era de se esperar, devido ao acirramento de ânimos que sempre viveu a política de São João da Barra, durante a entrevista Neco teceu críticas à ex-prefeita Carla Machado e à oposição.

 

Perguntado sobre um planejamento necessário para enfrentar à queda dos royalties, visto que o petróleo é finito, Neco colocou a culpa em seus antecessores. “Todo governante sabe que os royalties vão acabar. Os nossos antecessores deveriam trazer uma economicidade e fazer um caixa na Prefeitura para atravessar momentos ruins”, esquivou-se Neco.

 

Sobre a manifestação de funcionários públicos na saída da Missa do Padroeiro São João Batista, o prefeito atacou mais uma vez os seus opositores, atribuindo à oposição uma possível influência sobre os manifestantes.

 

O VNOTÍCIA já entrou em contato com a assessoria da ex-prefeita Carla Machado, que terá direito ao contraponto através de entrevista. O espaço está aberto também a outras pessoas citadas pelo prefeito Neco.

 

Ouça abaixo a entrevista em áudio concedida ao repórter Paulo Noel.

 

 

 

Mais do acervo

+
BUSCAR POR DATA
DESENVOLVIDO POR JEAN MORAES