Em greve há quatro meses, os profissionais da educação da rede estadual do Rio, reunidos em assembleia nesta terça-feira, decidiram pela suspensão da greve iniciada no dia 02 de março. A próxima assembleia está marcada para sábado, dia 30 de julho às 13h, com conselho deliberativo pela manhã e local a confirmar.
Os profissionais decidiram entrar em estado de greve à espera do cumprimento do acordo com o governo. Eles voltarão às salas de aula a partir desta quarta-feira.
O Sindicato Estadual dos Profissionais de ensino (SEPE-RJ) diz que o governo assumiu compromisso de suspender o corte do ponto.
"Vamos aguardar a formalização da contra-proposta do governo. A categoria está em estado de greve até que o governo cumpra o que prometeu, que é sancionar o projeto das 30 horas semanais para técnicos, publicar no Diário Oficial o projeto de enquadramento por formação", declara Marcelo Sant'Anna, coordenador-geral do Sepe ao jornal O Dia.
Eles também reivindicam o fim do corte de pontos. Desde junho, o estado vem descontando os dias não trabalhados dos grevistas. "Queremos que eles devolvam os descontos. Podemos retornar à greve a qualquer momento caso o governo não cumpra esses itens", completa Sant'Anna.
No próximo sábado, a categoria se reunirá para decidir a reposição das aulas.
Da redação com informações do site do SEPE RJ e de O Dia.