ESRJ Fale Conosco Anuncie Quarta-feira, 24 de setembro de 2025

ESPORTE

Revezamento da Tocha Olímpica passa por Campos neste domingo, 31

Ciclista Luisa Sousa representará SFI. Em Macaé, estudante sanfranciscana também carregará a tocha

29/07/2016 às 09h09 | By: VNOTÍCIA

 

O revezamento da Tocha Olímpica em Campos, que vai acontecer neste domingo (31), a partir das 13 horas, vai contar com um grande esquema de segurança, desde o início, na Vila Olímpica Lulu Beda, no Jardim Carioca, até o Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). Serão 58 condutores, em um percurso de quase 10 quilômetros. Entre os participantes estará a ciclista sanfranciscana Luisa Sousa.

 
Segundo a chefe do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Suellen André, 350 agentes da Guarda Civil Municipal (40% do efetivo total), mais 15 viaturas, entre motos e carros, ficarão disponíveis para atuar durante o revezamento da Tocha Olímpica.

 
- A Polícia Militar (PM) vai atuar com 20 viaturas, seis motopatrulhas e 140 policiais. Sete agentes estarão em absoluta atenção na Central de Monitoramento e rádio de comunicação, sendo um policial militar, visto que 12 câmeras estarão monitorando as vias de percurso, além das câmeras do Cepop. Todo efetivo do Exército está aquartelado e pronto para atuar, além de um agente na Central de Monitoramento. A Polícia Civil também terá seu efetivo reforçado, caso seja demandada sua atuação - pontuou.

De acordo com Suellen, “toda esta estrutura é para garantir a segurança da população e de todos que estarão no momento da passagem deste evento de repercussão internacional, além de estarmos atendendo a uma demanda da organização do revezamento da Tocha Olímpica, que é dar apoio à Segurança Nacional, durante a passagem da tocha, bem como conter qualquer manifestação irregular e ilegal que possa ocorrer”, declarou Suellen. 


Caminha da tocha em Campos


Com saída em frente à Vila Olímpica Lulu Beda, no Jardim Carioca, a tocha descerá até o leito do Rio Paraíba do Sul e atravessará o rio em um barco a remo, com destino ao Cais da Lapa. Depois a tocha seguirá em direção à Avenida XV de Novembro, até o Edifício Garagem Plaza Shopping. Em seguida, vai acessar a Avenida Alberto Torres e Avenida 28 de Março, passará também pelas  Avenidas Gilberto Cardoso e Alberto Lamego e vai até o Cepop. As personalidades vão revezar a tocha a cada 200 metros.  Depois, a tocha seguirá para o município de Conceição de Macabu.  


Ciclista representará SFI no revezamento; em Macaé estudante sanfranciscana também irá participar do revezamento

 

O município de São Francisco de Itabapoana terá duas representantes no revezamento da tocha olímpica. A jovem ciclista Luisa Sousa, 18 anos, carregará o fogo olímpico na Avenida 28 de Março, em Campos. Também no dia 31, neste domingo, a sanfranciscana Caroline Nunes, 17 anos, participará do revezamento da tocha em Macaé, na Baixada Litorânea. Elas foram escolhidas e estão entre as 12 mil pessoas selecionadas para a honrosa missão de carregar o fogo olímpico por todo o Brasil.

  

Luisa Sousa é ciclista e já participou de duas edições das olimpíadas escolares, tendo conquistado medalhas de ouro e prata em 2013, em Belém do Pará, e duas de ouro em 2015. A ciclista foi escolhida após se inscrever no site de uma das patrocinadoras do revezamento da tocha.

 

“Contei minha história, disse das minhas experiências como medalhista das olimpíadas escolares e a dedicação ao ciclismo. Também fui indicada no concurso por um amigo, o Diogo Felipe. Ele contou o porquê que eu deveria ser escolhida. Falou também a minha história e eu fui escolhida. Estou muito feliz”, comemora Luisa. O pai de Luisa, Cris Estevam, (foto) pratica o mesmo esporte da filha.

  

Já Caroline Nunes, filha do fotógrafo e desportista Marcos Nunes (praticante de apneia estática), mora em Rio das Ostras com a família e é aluna do Curso Técnico em Eletrônica do IFF – Instituto Federal Fluminense – de Macaé. Ela foi selecionada através de um concurso de redação, que teve como tema “O Brasil e os Jogos Olímpicos”.

 

A iniciativa foi do Ministério da Educação (MEC), que promoveu o concurso nas escolas das cidades por onde a tocha olímpica passará.  A redação de Caroline “Olimpíadas: uma via de despertamento no Brasil”, que o VNOTÍCIA publicou na seção "ARTIGOS/ESPORTE", foi escolhida por uma comissão composta pelos professores de Língua Portuguesa do campus.

 

Caroline cursa o terceiro ano de Eletrônica e foi medalha de prata na última Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.


Fonte: VNOTÍCIA com informações do Site da Prefeitura de Campos

Mais do acervo

+
BUSCAR POR DATA
DESENVOLVIDO POR JEAN MORAES