Teve início no dia 27 de julho e vai até o dia 07 de agosto a tradicional Festa das Neves, no Santuário de Nossa Senhora das Neves, em Presidente Kennedy, Espírito Santo.
O evento é considerado uma das maiores festas católicas do Espírito Santo. No local acontecem grandes manifestações da fé dos católicos devotos da santa, que comparecem ao local para realizar pedidos e cumprir promessas.
A Festa envolve milhares de turistas, além de unir os moradores de São Francisco de Itabapoana e Presidente Kennedy em torno das comemorações da Padroeira de Presidente Kennedy.
Os dias de maior movimentação serão nesta quinta-feira, 04, e na sexta-feira, 05. Na quinta, às 20 horas, subirá ao palco uma das maiores bandas católicas do Brasil: Rosa de Saron. Na Sexta, dia de Nossa Senhora das Neves, é esperada uma multidão de romeiros.
Nesta terça-feira, 02, não há programação prevista, mas a partir desta quarta-feira haverá missa às 19 horas. Confira o restante da programação:
03 de Agosto – Quarta-feira
19 h - Missa na Novena – Padre Evaldo e Paróquia Nosso Senhor dos Passos
04 de Agosto – Quinta-feira
19 h – Missa na Novena – Padre Brasil e Paróquia de Jaciguá
20 h – SHOW COM ROSA DE SARON
05 DE AGOSTO – SEXTA-FEIRA – DIA DE NOSSA SENHORA DAS NEVES
6 h – Missa – Padre Rogério
8 h – Missa – Padre Juarez e Paróquia Catedral
10 h – Missa Solene – Dom Dario
13 h – Missa
15h – Missa – Padre Walter e Paróquia de Nova Brasília
17 h – Missa
06 de agosto – Sábado
9 h – Missa – padre Jhauber e paróquia de Vargem Alta
17 h - Missa da romaria do Seminário João Maria Vianney – Padre Thiago
07 de Agosto – Domingo
9 h – Missa – Padre Rogério
15 de Agosto - segunda-feira
10 h – Missa Padre Rogério
15 h – Missa – Padre Rogério
Patrimônio Artístico e Histórico
A igreja das Neves, Patrimônio Artístico e Histórico do Espírito Santo, foi construída no Século XVII (entre os anos de 1707 e 1759), por jesuítas, escravos e índios catequizados.
Os historiadores contam que os jesuítas usaram pedra, barro, areia e óleo de baleia para fazer a massa. A imagem da igreja foi encomendada pelos jesuítas e se chamaria inicialmente Nossa Senhora Mãe de Todos os Homens, mas um nevoeiro forte no dia da chegada da imagem provocou a mudança do nome.
Uma lenda quase contribuiu para o afundamento do altar da igreja tricentenária: haveria embaixo da fundação do local um tesouro, o que levou muitos a uma busca desenfreada pelo rico tesouro. Sem tesouro, ficou apenas a depredação de um patrimônio artístico e histórico, que felizmente foi restaurado.