Nesta sexta-feira, 05/08, não é feriado em São Francisco de Itabapoana, mas milhares de sanfranciscanos decretam, por conta própria, o feriado para participarem dos festejos de Nossa Senhora das Neves na praia das Neves litoral de Presidente Kennedy no Espírito Santo.
Por estar localizada na divisa com o Espírito Santo, São Francisco de Itabapoana está muito próximo da Praia das Neves onde acontece o evento. Assim, os moradores tradicionalmente prestigiam a festa. Todo dia 5 de agosto, faça sol ou chuva, milhares de romeiros saem do município com destino a praia das Neves. Muitos vão movidos pela fé e o compromisso de pagar promessa por uma graça alcançada.
É comum, para quem vai de carro, encontrar pelo caminho, no trecho da divisa até o Santuário das Neves muita gente caminhando. São grupos de oração, romeiro solitário e até cavalgadas com cavaleiros e amazonas. Todos com um só objetivo: chegar ao Santuário das Neves e agradecer por uma graça alcançada. E há relatos de muitos milagres. Na sala dos milagres estão estocadas réplicas em cera de partes do corpo humano indicando onde aconteceu a cura.
Tem também locais específicos para queima de velas. No interior do templo, reina o silêncio e muitas orações. Muitos até chegam às lagrimas quando já estão no interior do templo. Depois de percorrer quilômetros, erguem os braços em agradecimento quando estão diante de Nossa Senhora das Neves.
A programação inclui missas e novenários. A paróquia de Presidente Kenney organiza a festa oferecendo apoio aos romeiros com banheiros e uma cantina com dezenas de voluntários trabalhando preparando centenas de “quentinhas” no almoço e jantar, ao preço de R$10 por unidade.
Em frente ao santuário toda a área é tomada por barracas e infraestrutura de som e segurança oferecida pela prefeitura de Presidente Kennedy.
Segundo a prefeitura, estão inclusos na programação além de missas, diversos shows musicais. "Esta festa é muito importante, pois é um resgate da fé e da história do nosso povo. A cidade de Presidente Kennedy surgiu ali, naquela igreja”, disse o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.
O Santuário das Neves é tombado como Patrimônio Artístico e Cultural do Estado. A peregrinação, que teve início por volta das 6h, reuniu fiéis de diversas partes do estado e do Brasil.
Os eventos em homenagem à santa tiveram início no domingo (27/07), com a realização de uma novena. No domingo (03/08) houve um passeio ciclístico de 23 quilômetros de percurso.
Um show com a Banda católica Rosa de Sarom animou a noite de quarta-feira, 4.
“A programação foi pensada para todos os públicos. Estamos muito felizes com o crescimento de público a cada ano. A cidade se preparou para receber a todos e celebrar juntos o dia de Nossa Senhora das Neves, que tanto representa para a nossa cidade”, disse a prefeita Amanda Quinta Rangel.
Com cinco missas, o dia principal do evento é celebrado nesta sexta-feira (5), data que a santa foi levada ao local por portugueses, em 1750. Segundo a prefeitura, a expectativa é de que cerca de 30 mil romeiros de todo o Brasil compareçam ao longo de toda a programação da festa.
SAIBA MAIS
A igreja das Neves, Patrimônio Artístico e Histórico do Espírito Santo, foi construída no Século XVII (entre os anos de 1707 e 1759), por jesuítas, escravos e índios catequizados.
Os historiadores contam que os jesuítas usaram pedra, barro, areia e óleo de baleia para fazer a massa. A imagem da igreja foi encomendada pelos jesuítas e se chamaria inicialmente Nossa Senhora Mãe de Todos os Homens, mas um nevoeiro forte no dia da chegada da imagem provocou a mudança do nome.
Uma lenda quase contribuiu para o afundamento do altar da igreja tricentenária: haveria embaixo da fundação do local um tesouro, o que levou muitos a uma busca desenfreada pelo rico tesouro. Sem tesouro, ficou apenas a depredação de um patrimônio artístico e histórico, que felizmente foi restaurado.