A dupla brasileira Ágatha e Bárbara foi derrotada pelas alemãs Ludwig e Walkenhorst na final do vôlei de praia, disputada na madrugada de hoje (18). As brasileiras haviam derrotado na semifinal as americanas Walsh e Ross, consideradas favoritas, mas caíram diante das alemãs por 2 sets a 0. O resultado deu ao Brasil sua quinta medalha de prata.
O primeiro set teve uma disputa apertada em que as duas duplas se alternaram na liderança nos primeiros pontos. As brasileiras começaram na frente, mas a partir do nono ponto, as alemãs avançaram com Agatha e Barbara sempre em seus calcanhares. Depois do 13º ponto, Ludwig e Walkenhorst conseguiram abrir uma vantagem de três pontos, que se manteve até o fim do set, vencido por 21 a 18.
O começo do segundo set teve domínio das alemãs, que chegaram a abrir 6 a 1. As brasileiras tentaram reduzir a desvantagem, mas as alemãs chegaram ao 15º ponto ainda com a mesma folga e somaram 20 pontos com a dupla brasileira marcando 13. O placar terminou em 21 a 14.
Larissa e Talita deixam escapar o bronze
Em partida entre duas duplas cotadas como favoritas a chegarem à disputa do ouro, as brasileiras Larissa e Talita perderam para as americanas Walsh e Ross na luta pelo bronze no vôlei de praia. Com parciais de 21/17, 17/21 e 15/9, as americanas fizeram 2 sets a 1 e conquistaram o terceiro lugar, deixando a dupla brasileira sem medalha nos Jogos do Rio.
A primeira metade do set inicial foi extremamente equilibrada. As duas duplas trocaram pontos, sem nenhuma abrir boa vantagem até o 12 a 11 para Larissa e Talita. Depois disso, porém, o que se viu foi um intenso domínio das brasileiras, que abriram 1 a 0 na disputa.
O segundo set começou parecido: início equilibrado, com Larissa e Talita se mostrando mais firmes em quadra, aproveitando a força da torcida. Assim, na parada técnica, a vantagem era do Brasil: 12 a 9. As americanas, porém, cresceram e conseguiram a virada. Walsh e Ross aproveitaram a maioria dos ataques e chegaram à vitória por 21 a 17, forçando o tie-break.
No set decisivo, as americanas erraram pouco no ataque e tiveram grande atuação defensiva, marcando 15 a 9 e impedindo mais um bronze para o Brasil. Esta, aliás, foi a quarta medalha olímpica seguida de Kerri Walsh, depois dos três ouros consecutivos em Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012.
Fonte: Agência Brasil e Veja.com