Em audiência pública proposta pelo Promotor de Justiça Marcelo Lessa e pelo juiz diretor do Fórum da Comarca de Campos dos Goytacazes, Ralph Machado Manhães realizada na tarde desta segunda-feira (22) no Ministério Público Estadual em Campos, foi debatida a segurança da BR-101 no trecho entre Campos e Macaé, principalmente na extensão compreendida entre Serrinha e Macaé.
A audiência foi motivada após a Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgar dados que mostram um aumento significativo no número de roubos a veículos no trecho citado. A audiência reuniu diversos segmentos da segurança pública.
Além do comandante do 6º CPA, CEL PM Baracho, também participaram o comandante do 8º BPM, o TEN CEL Louzada; o comandante do 36º BPM, TEN CEL Ibiapina; juízes de diversas comarcas de Campos; o Promotor de Justiça Fabiano Rangel Moreira; a Polícia Civil, representada pelos delegados titulares da 134ª e 146ª Delegacia Legal, Geraldo Rangel e Luís Mauricio Armond respectivamente; PRF; Auto Pista Fluminense; Guarda Municipal e empresas responsáveis pelo monitoramento de câmeras.
O Comandante do 36º BPM (Santo Antônio de Pádua), TEN CEL Ibiapina, falou aos presentes sobre o período em que foi coordenador do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), programa implementado no município de Volta Redonda e que integra todas as forças de segurança (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Defesa Civil e Resgate da Guarda Municipal), o que repercutiu diretamente na redução dos índices de criminalidade.
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo de Campos dos Goytacazes, despachou em Ata da Reunião, medidas a serem adotadas pelas diversas instituições de segurança presentes para que possa ser implantado em Campos um projeto semelhante ao CIOSP de Volta Redonda, alcançando assim a diminuição dos indicies de criminalidade na BR-101.