Segundo a coordenadora do programa de Hanseníase e Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana, Magna Linhares pelo menos cem pessoas recebem, por dia, orientações de como se prevenir e tratar doenças por meio de palestras, folder, cartazes e faixas neste mês de fevereiro, período da campanha no Hospital Municipal Manoel Carola em Ponto de Cacimbas.
Doenças infectocontagiosas com alto poder de difusão, a hanseníase e a tuberculose possuem tratamento gratuito oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital Municipal Manoel Carola.
“Neste mês de fevereiro de 2016, o trabalho informativo de prevenção tem como foco a hanseníase, uma doença infecciosa e contagiosa, que apesar de não haver uma forma especifica de como se prevenir, a cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico”, explicou.
O paciente Renilton Gesteira Bastos, de 64 anos, participou da reunião onde objetve informações da doença: “Antes a gente não sabia muito sobre a doença e como se tratar. Hoje, estamos mais conscientes do nosso papel. Não só eu, mas todos estão gostando das palestras e o atendimento da equipe do Hospital Manoel Carola ", comentou.
O tratamento da hanseníase é feito nas unidades de saúde e é gratuito, sendo realizado por meio de via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia. Os sintomas da hanseníase são sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos). (Da redação com Ascom SFI)