O auditório do Colégio Estadual São Francisco de Paula, no Centro da cidade, foi palco, na manhã desta quarta-feira (24), da 1ª Conferência Livre Municipal da Juventude de São Francisco de Itabapoana. O evento, que contou com a participação de representantes da Prefeitura e de mais de 200 alunos da rede pública de ensino, teve como tema “Desenvolvendo São Francisco de Itabapoana com a Juventude”. O objetivo foi discutir propostas que poderão ser implementadas pelos Poderes Executivo e Legislativo do município.
De acordo com a assistente social Hellen Julie Mayerhoffer, assessora técnica do Conselho Municipal da Juventude (CMJ) e organizadora do evento, todas as escolas com ensino médio do município foram convidadas para o evento. Divididos em grupo, os alunos discutiram os temas educação, cursos profissionalizantes, políticas culturais, práticas de atividades físicas e atenção integral à saúde com ênfase em saúde mental.
A presidente do Conselho Municipal da Juventude, a estudante Larissa Alvarenga, ressaltou a importância de os jovens se posicionarem atualmente. “Precisamos que os jovens entendam que política não é só votar em um candidato de quatro em quatro anos. É preciso que o jovem se posicione em relação à política, às artes, à música e a tudo que for de seu interesse. É preciso agir agora para que as coisas aconteçam futuramente”, enfatizou Larissa, que se formou em Magistério no Colégio São Francisco de Paula.
Também estiveram presentes no evento o procurador-geral do Município, Janderson Miranda, o coordenador de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Renato Chagas, a vereadora de sanfranciscana Patrícia Cherene, a vereadora de Campos dos Goytacazes Tamires Rangel, o vice-presidente do Conselho Municipal da Juventude, Manoel Mendes, e o professor de Educação Física Pedro Henrique Lima de Assis, que representou a escola.
Movimento que transforma – Para a secretária municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), Claudinéia Rodrigues, eventos como a Conferência são de fundamental importância para despertar os jovens. “Hoje, temos muitos jovens acomodados e completamente imersos nas telas. Precisamos unir forças para resgatar a inquietação natural da juventude, despertar algo interior neles e partir para a ação através da implementação de políticas públicas eficientes”, ressaltou a secretária.
Claudinéia citou como exemplo da união de forças a 1ª Feira “Qualifica São Francisco”, que será realizada no dia 2 de outubro na Praça dos Três Poderes, das 9h às 17h. A feira é uma iniciativa Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), por meio da Sala do Trabalhador e Empreendedor, em parceria com diversas instituições, como o Sebrae. O objetivo é conectar quem busca uma chance no mercado de trabalho com cursos de qualificação e empresas que oferecem vagas, principalmente para jovens que estejam cursando ou concluíram o 3º ano no ensino médio.