O Conselho Comunitário Estadual de Segurança Pública (Conseg), em São Francisco de Itabapoana (SFI), realizou a reunião itinerante do mês de maio. O encontro, conduzido pelo presidente do Conseg, Romário Bernardo, aconteceu na quinta-feira (19), na Escola Municipal Dirceu Dias da Silva, na Praia de Guaxindiba.
O secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, disse que a ideia é de que outras escolas também recebam a reunião. “A Polícia exerce um trabalho maravilhoso, não apenas aqui, mas no Estado todo. A Educação tem um papel importante de orientar as crianças e os jovens para que não caiam na armadilha da criminalidade, mostrando como evitar o caminho do mal e a seguir o do bem”.
A titular da 147ª Delegacia de Polícia Civil, delegada Ivana Morgado, fez um resumo para os presentes a respeito das funções das polícias, além de ressaltar a importância do trabalho em parceria.
“Somos motivados a fazer o bem. Essa é a função das Polícias, mostrar o que é certo e cobrar. A Polícia Civil investiga o crime depois que acontece e a PM, responsável pelo policiamento ostensivo, tenta evitar que o crime aconteça. Trabalhamos em parceria e o objetivo maior destes encontros é estreitar os laços da população com os órgãos de Segurança”.
Já o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Campos), coronel Gustavo Marques, destacou a importância dos jovens aprenderem a dizer não às propostas inconvenientes.
“É preciso que quando alguém oferecer um cigarro de maconha, uma bebida alcoólica ou propuser, por exemplo, invadir um terreno para pegar uma fruta, vocês saibam falar não! Aprendam a praticar o exercício da cidadania. A PM está na rua para proteger o cidadão e nós estamos aqui para corrigir eventuais erros e buscar os acertos”.
O secretário municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep), subtenente Edson Brito, falou que a presença deles era o passo inicial para um projeto de estar se aproximando cada vez mais da sociedade.
“O agente de órgão público está ali para te proteger. É muito importante este projeto presente nas escolas promovendo orientação e prevenção, evitando que no futuro algum mal aconteça. É necessário seguir o conselho dos pais e obedecer aos professores para o bem e a segurança de todos vocês”.
Estiveram presentes ainda na reunião o comandante da 3ª Cia/SFI, capitão Sérgio e o adjunto tenente Mello; o comandante da 5ª Cia do BPRv, tenente Machado; o subcomandante do 5º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM/Campos), major Perez, os vereadores Milsinho Mota (líder do Governo na Câmara Municipal), Fauazi Cherene, Flor de Guaxindiba e Mazinho de Caboclo; o presidente da Emtransfi, Luciano Coutinho, o comandante da Guarda Civil Municipal, Robson Buçard Henriques, o coordenador da Defesa Civil Municipal, José Ricardo Cabral, o coordenador de Integração de Operações e Segurança Pública (Ciosp), sargento Rodrigo Linhares, e os subsecretários João da Ótica (Pesca) e Daniel Abílio (Agricultura).
Fonte: Ascom - Prefeitura de SFI