A Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana realizou na tarde desta segunda-feira, 17, a audiência pública “Diabetes no Ambiente de Trabalho”. Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o evento também focou sobre a prevenção e o tratamento da doença. A iniciativa contou com a participação de diversos especialistas, que, além de abordar as características da doença, falaram sobre as precauções que o paciente deve seguir no ambiente de trabalho.
O evento foi uma alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado no último dia 14. De acordo com o endocrinologista Izidoro Flumignan, que participou como palestrante da audiência, a estimativa é que o município possua cerca de 4.500 pessoas vivendo com a doença. Ainda de acordo com o especialista, Diabetes é a doença mais cara do mundo, já que um indivíduo pode ter gastos médios mensais de R$ 1.200 com o tratamento.
"É uma doença que começa pequena e, à medida que vai progredindo, exige cuidados maiores, como a aplicação de insulina. Quando bem tratada, a pessoa com diabetes tem uma saúde tão boa como quem não tem", destacou o médico, citando o exercício físico e uma dieta saudável como principais medidas de prevenção.
Aproximadamente 40% dos pacientes com diabetes não sabem que convivem com a doença, o que evidencia a importância da rede de atenção primária. Neste sentido, o coordenador da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Claudiomar, Alves detalhou que a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana tem estabelecido protocolos para promover o desenvolvimento da saúde, como a descentralização do atendimento.
Outra palestrante, a educadora em diabetes Ana Maria Souza detalhou características da doença e destacou que, até 2040, cerca de 17,4 milhões de pessoas em todo o mundo devem ser diagnosticadas. Para a presidente da Associação de Diabetes, Marta Cordeiro, esta previsão mostra a necessidade do aprimoramento das políticas públicas e, sobretudo, do engajamento da população em relação ao tema.
Moradora no Centro, Maria José, de 75 anos, esteve na audiência em busca de mais informações sobre a doença. Logo na entrada, ela participou de aferição de pressão e glicose, disponibilizada pela SMS. “Quando ouvi no rádio sobre este evento, fiz questão de estar presente, pois a realização de eventos gratuitos como este devem ser aproveitados por todos”, disse.
Também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Alexandre Barrão, acompanhado dos vereadores Erbson Gomes, Patrícia Cherene e Luís César Sorriso e o procurador geral do município, Janderson Morais.