Nesta segunda-feira (26), o secretário municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, Gustavo Terra, e o coordenador do curso da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Rafael Viana, receberam o professor Jhonathan Velasco, representante do Instituto Federal Fluminense (IFF), para uma visita técnica à Escola Modelo Municipal Herval Luiz dos Santos Batista, no Centro de São Francisco de Itabapoana.
O objetivo foi avaliar o laboratório onde serão ministradas as aulas do curso de Eletricista Predial, oferecido aos alunos da EJA. Além desse curso, também será ofertado o de Operador de Computador. Ambos têm carga horária de 160 horas. As inscrições vão até quarta-feira (28), as aulas acontecerão aos sábados, das 8h às 16h e o início está previsto para o dia 29 de junho.
Segundo Gustavo Terra, o município já havia adquirido insumos para os cursos há cerca de três anos, mas o projeto não avançou. Com a atual gestão, a proposta foi retomada.
“Temos no almoxarifado materiais como chuveiros elétricos, ventiladores e demais itens que serão utilizados nas aulas práticas. A Prefeitura garantirá o espaço físico e a alimentação dos alunos, já que o curso ocupará quase todo o dia. O IFF será responsável por toda a parte pedagógica: professores, coordenação e material didático”, explicou o secretário, destacando que esta é a primeira vez que cursos do IFF são destinados aos alunos da EJA no município.
O coordenador da EJA, Rafael Viana, ressaltou que a estrutura das aulas simulará ambientes residenciais, permitindo que os alunos pratiquem com os equipamentos reais. “Além da teoria, os estudantes terão a vivência prática. Já temos 85% das vagas preenchidas, o que é um ótimo número”, disse. Após as inscrições, será realizado o processo de matrícula, com critérios de empate e desempate para seleção dos alunos.
O professor Jhonathan Velasco destacou que o curso visa formar eletricistas de baixa tensão com foco na qualidade e segurança. “Nos deparamos com muitas instalações elétricas feitas fora do padrão, que oferecem riscos à população. Nosso objetivo é capacitar profissionais para garantir um serviço mais seguro e eficiente à comunidade”, afirmou.