ESRJ Fale Conosco Anuncie Domingo, 17 de agosto de 2025
Notícias / RJ / Sao Francisco de Itabapoana

Cidades

Escolas municipais de SFI recebem medalhas na OBMEP pelo 3º ano consecutivo

14/08/2025 às 20h56

 

A Rede Municipal de ensino de São Francisco de Itabapoana voltou a se destacar na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), conquistando medalhas pelo terceiro ano consecutivo. Entre os destaques está o estudante Daniel dos Santos Ferreira, da Escola Municipal Dirceu Dias da Silva, que receberá, sua terceira medalha na competição. A cerimônia de premiação da 19ª edição está marcada para o dia 29 de agosto. Daniel também participa, pelo segundo ano consecutivo, do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), oferecido aos alunos medalhistas da OBMEP e voltado ao aprofundamento do conhecimento matemático, com direito a uma bolsa no valor de R$ 300.

 

O sucesso de Daniel é resultado de uma soma de esforços. De acordo com a direção da escola, Angélica Leite Pessanha e Delma Mendes Batista Paiva, a presença constante da mãe, Cissa, é apontada como um fator decisivo para o seu desempenho. Sempre participativa na vida escolar, ela acompanha de perto as atividades, incentivando o seu bom rendimento. "Além do apoio fundamental de todos profissionais da escola, que investem, incentivam o aluno e valorizam seu protagonismo na área de exatas, assim como da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT), que disponibiliza o transporte para sua participação no PIC", disseram as diretoras.

 

Criada em 2005, a OBMEP é a maior competição científica do país e reúne milhões de estudantes de todo o Brasil. Até 2021, o município não havia registrado nenhuma conquista. Essa realidade começou a mudar em 2022, quando os primeiros alunos subiram ao pódio. E, desde então, São Francisco de Itabapoana não parou mais de colecionar resultados expressivos. Para o secretário de Educação, Cultura e Tecnologia, Gustavo Terra, as medalhas da OBMEP representam muito mais que um prêmio: são o reflexo de uma mudança de postura e de investimentos na valorização dos talentos locais. “Quando reconhecemos e incentivamos nossos alunos, eles respondem com resultados incríveis. A olimpíada prova que, com apoio e oportunidades, nossos jovens podem competir de igual para igual com estudantes de todo o país. Estamos muito orgulhosos e não pararemos por aí”, destacou.

 

Últimas

+
BUSCAR POR DATA
DESENVOLVIDO POR JEAN MORAES