Na próxima segunda-feira (15/08), o Hospital Municipal Manoel Carola em Ponto de Cacimbas, passará a realizar o exame de histeroscopia (videohisteroscopia), que permite identificar e tratar eventuais alterações existentes dentro do útero. O procedimento ginecológico, que é minimamente invasivo, será disponibilizado às pacientes assistidas na rede pública de saúde de São Francisco de Itabapoana (SFI).
O exame de videohisteroscopia consiste na introdução, através do colo uterino, de um instrumento fino de aproximadamente cinco milímetros (histeroscópio), que tem como objetivo a avaliação da cavidade uterina, trazendo o diagnóstico de patologias como miomas, pólipos, endometrite e câncer, entre outras.
A videohisteroscopia será realizada no novo Centro Cirúrgico do HMMC, sob a coordenação do médico ginecologista e obstetra Leonardo Araújo, mediante agendamento na Central Municipal de Regulação (CMR).
A disponibilização do procedimento no HMMC é mais uma etapa do processo de estruturação da rede pública de saúde de SFI, iniciado em 2017, no primeiro ano de gestão da prefeita Francimara Barbosa Lemos.
“Desde que assumimos a prefeitura, estabelecemos a meta de ampliar a oferta de serviços de saúde no próprio município para que a nossa população não seja obrigada a fazer deslocamentos para outras cidades. Além de possibilitarmos mais conforto e comodidade aos nossos pacientes, ainda estamos economizando dinheiro público”, destacou a prefeita Francimara.
O secretário municipal de saúde, Sebastião Campista, ressaltou que, atualmente a rede pública de saúde de SFI realiza diversos procedimentos de diagnósticos, como exames laboratoriais, raio-X, tomografia computadorizada, ultrassonografia e ecocardiograma, entre outros.
Fonte: AsCom SFI