Catorze anos depois uma competição de Motocross voltou a fazer parte do 37º Festival do Maracujá. A disputa de cerca de 150 pilotos aconteceu na manhã desde domingo (27), último dia de festa. A prefeita Yara Cinthia acompanhou a competição.
"Estou muito feliz em estar aqui comemorando o retorno desse esporte na comunidade. Foi um esforço conjunto, junto com os vereadores e o presidente da Associação de Moradores de Travessão de Barra, para devolver essa tradição. Nesta edição trouxemos também o concurso "Delícias do Maracujá", que premiou receitas com a fruta símbolo do festival. Isso é só o começo, ainda tem muito mais para acontecer", declarou a prefeita.
O esporte radical é uma modalidade que faz parte da tradição e da cultura do povo de Travessão de Barra e região, movimentando a comunidade e atraindo amantes da velocidade. O piloto Carlos Magno Ribeiro, veio de Marataízes para competir nas categorias 250 Nacional e CG. "A pista é muito difícil, técnica, e isso é um desafio para todos nós. É a primeira vez que participo e a estrutura é nota 10".
Para assistir à competição valeu até o improviso com "arquibancada" no quintal de casa e até a carroceria de um caminhão.
O casal Maria Luiza Lemos Paes e Fabrício Coutinho trouxe o filho João, 2 anos, para assistir pela primeira vez o Motocross. "Estamos gostando muito, estrutura e organização impecáveis por parte da prefeitura. A festa está linda", disse Maria.
Já Rebeca Machado, veio de Petrópolis, junto com o namorado, Eduardo, que é de São Francisco de Itabapoana. "Nunca tinha vindo. É muito emocionante assisti ir de pertinho as motos. Muito bom o evento, tudo organizado, com certeza vou voltar mais vezes.", contou Rebeca.
Para Maria Clara Viana e Carlos Victor Conceição, a emoção foi ainda maior. Eles vieram torcer pelo primo, Rafael, que partocipou da competição. "Esse resgate é muito importante para a comunidade porque traz de volta o orgulho da população com as festas locais, e que bom que nesse ano o motocross está de volta, parabéns a prefeitura", afirmou Maria.
A Competição
Competiram pilotos amadores e profissionais. O circuito tem aproximadamente 850 metros de extensão, todo em pista de terra, conta com vários obstáculos, como saltos duplos e curvas arriscadas. Os obstáculos testam a técnica, preparo físico e o controle do piloto sob a motocicleta. O vencedor é quem completa o maior número de voltas no tempo determinado de cada bateria. A largada é o ponto principal da prova, quem for mais rápido, técnico e resistente cruza a linha de chegada em primeiro lugar.
E, para garantir atendimento imediato aos pilotos e à população, em caso de emergência, duas ambulâncias estavam no local durante todo o evento. Estavam presentes o Deputado Estadual Thiago Rangel; o presidente da Câmara Alexandre Barrão, e os vereadores Mazinho do Lava-Jato e Daniel Abílio.
Fonte: Ascom