Mais uma conquista importante para a Educação de São Francisco de Itabapoana: um projeto da professora Edilane Cardoso, da Escola Modelo Municipal Herval Luiz dos Santos Batista, foi classificado entre as dez melhores práticas na etapa estadual do Prêmio Magda Soares. O evento aconteceu na segunda-feira (24), no Rio de Janeiro.
A professora apresentou a prática “Escrevendo Nossa História: Jornada de Leitura e Escrita do 5º ano”, focada na recomposição das aprendizagens. O projeto foi desenvolvido a partir do resultado do 1º ciclo das avaliações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), quando a turma obteve uma porcentagem baixa. A partir daí, foi estipulada uma meta com as crianças: em todas as aulas, a leitura de textos e livros tornou-se obrigatório.
A leitura coletiva e individual, com microfone, também foi utilizada no processo. "Em relação à escrita, focamos na leitura das produções de cada aluno, fazendo que eles percebessem o que poderia melhorar, tendo que reescrever para aprimorá-lo. Esse resultado evidencia o compromisso das nossas escolas com a aprendizagem e reforça que estamos no caminho certo na construção de uma educação pública cada vez mais qualificada, inovadora e comprometida com as crianças", disse Edilane.
A articuladora municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), Lilian Ricardo Gomes, destacou a relevância do prêmio. “Estar entre as dez melhores práticas do estado do Rio de Janeiro confirma o empenho dos nossos profissionais e a seriedade do trabalho desenvolvido nas escolas. O Prêmio Magda Soares é uma oportunidade de valorização da rede. No próximo ano, estaremos ainda mais fortalecidos para ampliar nossas conquistas e mostrar a força da educação de São Francisco de Itabapoana”, ressaltou Lilian.